WHATSAPP COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Tânia Amâncio Ferreira Fernandes Amâncio Ferreira Fernandes CEJA - Luiz Gonzaga da Fonseca Mota
  • Edilânia Lima Ferreira
  • Tereza Cristina Gonçalves da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação a distância, WhatsApp

Resumo

Objetiva-se com este artigo apresentar um relato de experiência realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota de Iguatu durante o período da pandemia, descrevendo a rotina de trabalho e algumas atividades desenvolvidas pelos professores do CEJA por meio do aplicativo WhatsApp. Utilizou-se a etnografia na observação, descrição, interpretação dos dados de forma qualitativa. A revisão de literatura tem como base os norteamentos da BNCC (2017), Bortoni-Ricardo (2008; 2012), Freire (2003;2017), Rojo (2012) e Mattos (2011). Dessa forma, pretende-se salientar que é possível proporcionar o ensino e o aprendizado recorrendo aos recursos das tecnologias digitais disponíveis e acessíveis aos alunos para mediar novos conhecimentos em um ambiente virtual pouco explorado até então. Portanto, evidencia-se a importância da Educação de Jovens e Adultos para a reflexão da prática docente, além de compartilhar uma experiência positiva com o aplicativo WhatsApp como aliado para a continuidade do ensino na modalidade a distância.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino a distância. WhatsApp.

 

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Referências

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SOBRE O WHATSAPP. In: https://www.whatsapp.com/about/?lang=pt_br Acessado em: 10/11/2020.
Publicado
19/08/2021