PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Alcimeire Coriolano Gonçalves EEEP Antonio Mota Filho
  • Francisca Claudia Santana Furtado, Sra. Coordenadoria Regional de Educação (CREDE) 13
  • Maria de Lourdes Barbosa Farias Ferreira, Sra. Coordenadoria Regional de Educação (CREDE) 13
Palavras-chave: Projeto de intervenção. Saúde mental. Escola. Transtornos mentais comuns. Estudantes.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de construção de um projeto de intervenção na escola para promover o cuidado em saúde mental. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, do tipo Relato de Experiência. O projeto de intervenção foi desenvolvido nas turmas de 1º ano do Ensino Médio na EEEP Antônio Mota Filho – Tamboril. Inicialmente, foi realizado um levantamento para identificar a presença de transtornos mentais comuns nos estudantes. Para isso, foram aplicados dois inventários das Escalas Beck: o Inventário de Depressão Beck e o Inventário de Ansiedade Beck. A partir desses dados, foi construído um projeto de intervenção, em parceria com a comunidade escolar, para promoção da saúde mental na escola. As atividades do projeto foram: encaminhamento dos casos mais graves para o CAPS; formação sobre saúde mental com os professores diretores de turma; criação da sala de acolhimento; práticas de meditação e mindfulness em sala de aula e no período do intervalo com professores e alunos; campanha do Setembro Amarelo; grupo de promoção da saúde mental; e grupo terapêutico de saúde mental. Com a implementação desse projeto, percebeu-se a diminuição das queixas de saúde mental dos alunos, melhoria das relações interpessoais e fortalecimento do vínculo entre alunos e escola.

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Biografia do Autor

Francisca Claudia Santana Furtado, Sra., Coordenadoria Regional de Educação (CREDE) 13

Professora. Graduada em Geografia e Especialista em Gestão da Avaliação da Educação Básica.

Maria de Lourdes Barbosa Farias Ferreira, Sra., Coordenadoria Regional de Educação (CREDE) 13

Professora. Pedagoga com habilitação em História e Geografia e especialista em Gestão da Avaliação.

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Publicado
19/08/2021