APLICAÇÃO DA ABORDAGEM STEM INTEGRADA AO INGLÊS VOLTADA AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Abordagem STEM, Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento Intelectual, Alunos, Aprendizado

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da abordagem STEM integrada ao Inglês para alunos do ensino médio público. Para tanto, foi realizada e reportada uma formação em STEM integrada ao Inglês (denominada STEM-English) que possibilitou uma experiência imersiva envolvendo alunos da EEMGAB e EEMTIT, localizadas na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. A fim de alcançar o objetivo deste trabalho foi adotada uma metodologia do tipo pesquisa participante, de procedimento bibliográfico e documental e abordagem qualitativa. Após a capacitação STEM-English, constatou-se que apesar da maioria dos alunos envolvidos fossem desconhecedores da abordagem STEM, esta abordagem juntamente ao Inglês contribuiu para o desenvolvimento intelectual dos alunos, facilitou o processo de ensino e aprendizagem, promoveu a participação dos alunos em projetos de pesquisas, ajudou-os a identificar problemas da sua comunidade e despertou-os a pensar em fazer ciência para resolução de problemas da sua realidade. Um dos principais achados deste trabalho é que a abordagem STEM-English mostrou-se adequada para os alunos desenvolverem o aprendizado num ambiente de ensino integralmente associado à pesquisa e estabelecer parcerias entre a universidade e o ensino básico. Espera-se com este trabalho estimular a aproximação da universidade com a escola do ensino médio por meio da abordagem STEM integrada ao Inglês, pois isso pode gerar um melhor entendimento sobre a real potencialidade não apenas da abordagem STEM em si, mas da concepção da escola como instituição que promove melhorias para a vida das pessoas e da sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Antonio Dos Santos, EEMTI Tiradentes

Especialista no Ensino de Língua Inglesa e graduado em Letras pela URCA. Professor efetivo da SEDUC-CE, lotado na EEMTI Tiradentes. Desenvolve projetos na área de STEM/STEAM and English em Escolas da educação básica. Trabalhou como professor substituto de Língua Inglesa no Departamento de Línguas e Literaturas da Universidade Regional do Cariri. Foi professor da Escola educar SESC e coordenador pedagógico do Centro de Idiomas Britânico e Americano por mais de 10 anos. Faz parte do grupo de estudos STEAM and English do Cariri.

Júnio Moreira De Alencar, https://ifce.edu.br/juazeirodonorte

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Técnico em Eletroeletônica pelo Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática com Ênfase na Formação de Professores da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Colaborou como professor de matemática no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como Professor Formador de Matemática do curso Licenciatura em Matemática (modalidade semipresencial) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi professor de matemática no curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Lecionou como professor substituto de matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor temporário pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7903-207X.

Luiza Maria Valdevino Brito, EEM Governador Adauto Bezerra

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável- PRODER, pela universidade Federal do Cariri (UFCA), Especialista em Ecologia e Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Sua atuação contempla a investigação científica na área biológica, ambiental e da saúde. Experiência docente e no Laboratório de Biologia. Atua como Coordenadora do Comitê de Iniciação a Pesquisa da EEM Gov. Adauto Bezerra em Juazeiro do Norte-CE. Atuou como bolsista do Programa de Extensão Tecnológica Aprender pra Valer da SEDUC-CE na área de Biologia como Formadora de Professores. Foi bolsista do CNPq de Apoio Técnico em extensão no País. Foi preceptora da residência pedagógica biológica, projeto CAPES/URCA, Integra grupo de pesquisa em Agroecologia e Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFC), e do grupo de Agroecologia da Agrofloresta Avós da Terra, vinculada ao LABORATERRA. Participa do grupo STEAM Cariri, é Articuladora de formação continuada de professores, letramento científico, e multiplicadora do projeto abordagem do ensino através da pesquisa (valorização da iniciação científica) para os estudantes (CNPq).

Judah Américo dos Santos Brito, Centro Universitário Dr.Leão Sampaio (Unileão)

Estudante do curso do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Concluiu o Ensino Médio na EEM Gov. Adauto Bezerra, onde desenvolveu projetos de Iniciação científica, nas áreas de Saúde e Meio Ambiente, recebendo premiações de 1º lugar no Ceará Científico Regional nos anos de 2017 e 2018, nas áreas de Ciências e Engenharia. As referidas premiações conferiu credenciamento para participar da etapa estadual do Ceará Científico em Fortaleza-CE, onde recebeu O Prêmio ABRIC de Destaque em Iniciação Científica no ano de 2018. Participou da 2ª Mostra Científica do Cariri - MOCICA, recebendo premiação de 1º lugar na área da Saúde, no ano de 2017. No ano de 2019 e 2020, participou da maior feira de Ciências do Brasil, a FEBRACE, em que recebeu destaque por relevância de seu projeto, sendo assim credenciado a participar do STEM English na USP em São Paulo.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 77, p. 53-61, maio, 1991.

ARAGÃO, Rodrigo; LEMOS, Laís. WhatsApp e multiletramentos na aprendizagem de inglês no Ensino Médio. polifonia, v. 24, n. 35/1, p. 73-94, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRUM, Larissa Cristina Cruz; DE OLIVEIRA, Fabio Machado. STEM EDUCATION IN IRELAND AND BRAZIL SCHOOL SYSTEM: ANALYSIS AND RECOMMENDATIONS. LINKSCIENCEPLACE-Interdisciplinary Scientific Journal, v. 7, n. 2, 2020.

COSTA, Maria Cristina; DOMINGOS, António. Promover o ensino da matemática num contexto de formação profissional com STEM. Educación matemática, v. 31, n. 1, p. 235-257, 2019.

DAVID, Ricardo Santos. O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em Escolas Públicas: O Real e o Ideal. Revista Ciências Humanas, v. 9, n. 2, p. 24-31, 2016.

FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe Furtado. A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da coordenação de letramento internacional de uma universidade federal. Interfaces Brasil/Canadá, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 233-255, 2016.

FINARDI, Kyria Rebeca; TYLER, Jhamille. The role of English and technology in the internationalization of education: insights from the analysis of MOOCs. In: 7th international conference on education and new learning technologies. 2015. p. 11-18.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRAMSCH, Claire. Teaching foreign languages in an era of globalization: Introduction. The modern language journal, v. 98, n. 1, p. 296-311, 2014.

LIMA, Joselma Ferreira; LIMA, Ivoneide Pinheiro. Interdisciplinaridade e Pesquisa na Formação do Professor de Matemática: conhecendo caminhos integradores na/pela sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 54, p. 21-37, 2017.

MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, v. 83, n. 3322.3222, 2011.

NUGROHO, O. F.; PERMANASARI, A.; FIRMAN, H. The movement of stem education in Indonesia: Science teachers’ perspectives. Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, v. 8, n. 3, p. 417-425, 2019.

NUNAN, David. The impact of English as a global language on educational policies and practices in the Asia‐Pacific Region. TESOL quarterly, v. 37, n. 4, p. 589-613, 2003.

PEREIRA, Reinaldo Arruda. A importância da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional do aluno. Davar Polissêmica, v. 7, n. 1, 2016.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 2017. 1 recurso online (135 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2021.

RITZ, John M.; FAN, Szu-Chun. STEM and technology education: International state-of-the-art. International Journal of Technology and Design Education, v. 25, n. 4, p. 429-451, 2015.

ROCHA, Liana B. de R.; GARCIA, Ana Letícia Souza. STEAM e design thinking: ferramentas transdisciplinares no ensino de inglês. Revista Polyphonía, v. 31, n. 2, p. 137-148, 2020.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais. Ano I, nº I, julho de 2009.

SILVA , Simone da Conceição Rodrigues da. O sentido da educação integral nas práticas dos docentes do PROEITI: formação emancipadora? 2019. 165 fl., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

SILVA, Saulo H. C., TOLEDO, Marcos V. de S., CIZILIO, Luísa C. de B., LACERDA, Iago I., O uso de chatbot no auxílio de estudantes do ensino médio para o aprendizado em inglês. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 2933-2944, 2020.

WALDROP, M. Mitchell et al. Why we are teaching science wrong, and how to make it right. Nature, v. 523, n. 7560, p. 272-274, 2015.
Publicado
23/09/2022