O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD: UM ENFOQUE PARA AS DISCIPLINAS RELACIONADAS À MATEMÁTICA

UM ENFOQUE PARA AS DISCIPLINAS RELACIONADAS À MATEMÁTICA

  • Laura Pippi Fraga Secretaria de Educação do Município de Santa Maria
  • Halana Garcez Borowsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rute Cristina Domingos da Palma Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Palavras-chave: Pedagogia.Educação a distância.Matemática.

Resumo

Este artigo trata da formação matemática nos cursos de Pedagogia ofertados na modalidade de educação a distância (EAD) em instituições privadas no Brasil. Neste texto, discute-se especificamente em que “lugar” dessa formação as disciplinas que tratam da formação matemática estão presentes no currículo do curso. Para a análise do lugar que o curso ocupa, investigou-se a duração dos cursos e o período em que tais disciplinas são ofertadas em 189 Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e públicas. Em relação à duração do curso, 167 têm duração de quatro anos, seis cursos apresentam o tempo mínimo de integralização de mais de quatro anos, quatro cursos têm duração de três anos e meio e doze cursos têm três anos de duração. Identificou-se
que as disciplinas são organizadas em ano, bloco, ciclo, fase, módulo, período, semestre, série e trimestre. Após a organização e análise dos dados das instituições com cursos de Licenciatura em Pedagogia EAD, foi possível inferir que, na maioria das IES, o conhecimento matemático é abordado a partir da segunda metade da matriz curricular. Isto significa que, em cursos de quatro anos, por exemplo, a formação matemática ocorre a partir do 6º semestre/5º período/10º módulo/3º ano. Os dados sinalizam a necessidade de aprofundar a discussão sobre a formação matemática em cursos de Pedagogia EAD no que diz respeito aos aspectos epistemológicos e metodológicos e à dinâmica curricular envolvidos nessa formação.

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Biografia do Autor

Laura Pippi Fraga, Secretaria de Educação do Município de Santa Maria

Coordenadora dos anos iniciais da Secretária de Educação do munípio de Santa Maria

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

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Publicado
04/05/2022