MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO BRASIL

FOCO NAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA, LÓGICA, TECNOLOGIAS E ECONOMIA

  • SIMONE POZEBON UFSM
Palavras-chave: Licenciatura em Pedagogia, Estatística, Lógica., Tecnologias, Economia.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do recorte de uma pesquisa feita em nível nacional, com foco na Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (EAD), sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática. A partir de um banco de dados localizado no site do Ministério da Educação (MEC), composto por 238 instituições que oferecem cursos ativos de Pedagogia EAD e disponibilizam informações em suas mídias, organizamos os dados para a análise. Os pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática, vinculado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), organizaram a pesquisa e encontraram dados diversos relacionados à oferta de disciplinas de educação matemática. Neste trabalho, abordaremos um bloco de disciplinas menos usuais nos cursos de Licenciatura em Pedagogia: estatística, lógica/raciocínio lógico, tecnologias e economia, destacando a sua recorrência nos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L.B. Matemática nos anos iniciais. Educação & Realidade. Porto Alegre. v. 39, n. 4, p. 977 – 984, out./dez., 2014.
CURI. E. Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 278 f. Tese de Doutorado (Educação Matemática) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2004.
GATTI, B. A. et al. A atratividade da carreira docente no Brasil. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 139-209. 2010.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 2006.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SAVIANI, D. Sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. Revista ANDE, São Paulo, n. 9, p. 27-28, 1985.
TATTO, F.; SCAPIN, I. J. Matemática: por que o nível elevado de Referência rejeição? Revista de Ciências Humanas (RCH), Frederico Westphalen. n. 5, p. 1-14 2004.
Publicado
09/05/2022