Fenômenos fonológicos em sala de aula: análise da escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

  • WELLINGTON GOMES DE SOUZA EEFM RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA

Resumo

Os fenômenos fonológicos podem traduzir muitas questões inerentes à produção escrita dos alunos. Entretanto, quando se fala em escrita, objetiva-se alcançar o domínio da norma culta, que é apenas uma parte da língua. Assim, o que, no campo da Fonologia, é considerado fenômeno e é passível de observação e investigação para que se possa entender a competência comunicativa dos nossos alunos, não passa de um mero erro que deve ser corrigido a serviço da aquisição de uma norma culta. Nesse sentido, pretendemos discutir neste trabalho a ocorrência desses fenômenos da língua portuguesa, relacionando-os a outros aspectos, também importantes para o entendimento dos mecanismos que constituem a nossa língua, seja falada ou escrita.


 


Palavras-chave: Fonologia. Fenômenos. Escrita.

Publicado
Mar 13, 2017
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SOUZA, WELLINGTON GOMES DE. Fenômenos fonológicos em sala de aula: análise da escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Docentes, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2017. ISSN 2526-4923. Disponível em: <http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/14>. Acesso em: 19 out. 2017.
Seção
Artigos