GRAMÁTICA: CONCEITO, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA
Palavras-chave:
Gramática. Conceitos. Ensino.Resumo
Durante muito tempo, o ensino de gramática foi pautado pelo caráter normativo da língua. Saber usar a língua, assim, consistia na ciência de falar e escrever corretamente, conforme diziam os especialistas. Todavia, os estudos sobre a língua propiciaram novos conceitos de gramática e uma nova visão acerca de seu ensino. Há certo conflito, ainda, sobre como ensiná-la e qual direcionamento pedagógico propor a esse processo. Ainda assim, é importante que entendamos a necessidade de sua abordagem na escola para a compreensão da língua enquanto um sistema de códigos linguísticos (em termos saussurianos) a ser assimilado. Dessa forma, é viável o pensamento sobre as implicações pedagógicas para o ensino da gramática de maneira includente e que considere as variantes linguísticas, recorrentes quando do uso da língua pelos falantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).