A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ – FLÁVIO RODRIGUES

DIFICULDADES E DISTORÇÕES

  • Edianne Dias Fernandes Rocha FAMETRO
  • Klênio Pontes Bezerra Secretaria da Educação do Ceará
  • Rosendo Freitas de Amorin, Dr. Universidade de Fortaleza - Unifor

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Avaliação é de extrema importância para o processo de Ensino e
Aprendizagem, foi realizada esta pesquisa com o tema: A Avaliação da Aprendizagem na Escola de Ensino
Médio de Croatá – Flávio Rodrigues. O trabalho tem como objetivo geral investigar as dificuldades e
distorções em relação à avaliação da aprendizagem encontradas por alunos e professores da referida
Escola. Além de especificamente analisar os métodos de avaliação empregados pelos professores
provocando o debate à luz da missão da escola. Para dar propriedade às reflexões foram utilizados alguns
estudiosos da área da educação, tais como Paulo Freire, Jussara Hoffman, Cipriano Luckesi e outros. Na
sequência da pesquisa foi realizado um trabalho de campo em forma de questionário com 12 (doze)
professores e 10 (dez) estudantes com o intuito de compreender as diferentes visões a cerca do processo de
avaliação adotado na instituição. Com o término da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo foi
possível concluir que a Escola necessita reorganizar seu processo de avaliação exposto no Projeto Político
Pedagógico definindo com os professores uma forma de padronizar a avaliação qualitativa que prima pelos
aspectos gerais de desenvolvimento do educando de acordo com o que diz o parágrafo 24o da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).

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Publicado
16/05/2018