A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ – FLÁVIO RODRIGUES
DIFICULDADES E DISTORÇÕES
Resumo
Partindo do pressuposto de que a Avaliação é de extrema importância para o processo de Ensino e
Aprendizagem, foi realizada esta pesquisa com o tema: A Avaliação da Aprendizagem na Escola de Ensino
Médio de Croatá – Flávio Rodrigues. O trabalho tem como objetivo geral investigar as dificuldades e
distorções em relação à avaliação da aprendizagem encontradas por alunos e professores da referida
Escola. Além de especificamente analisar os métodos de avaliação empregados pelos professores
provocando o debate à luz da missão da escola. Para dar propriedade às reflexões foram utilizados alguns
estudiosos da área da educação, tais como Paulo Freire, Jussara Hoffman, Cipriano Luckesi e outros. Na
sequência da pesquisa foi realizado um trabalho de campo em forma de questionário com 12 (doze)
professores e 10 (dez) estudantes com o intuito de compreender as diferentes visões a cerca do processo de
avaliação adotado na instituição. Com o término da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo foi
possível concluir que a Escola necessita reorganizar seu processo de avaliação exposto no Projeto Político
Pedagógico definindo com os professores uma forma de padronizar a avaliação qualitativa que prima pelos
aspectos gerais de desenvolvimento do educando de acordo com o que diz o parágrafo 24o da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).