A A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA

  • MARIA ELZA SOARES DA FROTA Maria Auxiliadora Soares e Jose Eudes da Frota
  • Elaine Cristina do Nascimento Sousa Sales

Resumo

Atualmente é comum deduzir que são muitas as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Física. As aulas muitas vezes, ministradas pelos professores de forma estritamente teórica, enfatizando somente conceitos e memorização de leis. Por isso, o tema escolhido tratará da importância do ensino de Física e como pode-se ter uma aula proveitosa. Com ideias fáceis e com materiais de baixo custo que ajuda na compreensão prática do aluno sobre um conteúdo específico. As aulas de Física experimental têm como objetivo empreender ações que melhorem o interesse dos estudantes pela disciplina, para compreender as causas e os efeitos que ocorrem no nosso cotidiano. Visando facilitar o ensino-aprendizagem de física, com maior interação dos alunos. Sabe-se que no contexto educacional é fundamental estabelecer meios, entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais, para assim dar uma aula em que o aluno aprenda e ao mesmo tempo se divirta, para que estudar torne-se algo prazeroso. Além de colaborar na reflexão de educadores de Física sobre como agir diante das situações atuais, em que os alunos têm conhecimento na palma da mão e não sentem mais a necessidade de estudar. Fazendo como que o professor perceba que tudo depende da criatividade dele em repassar seus conteúdos. Por fim, o educador pode criar diversas maneiras em que o aluno compreenda o assunto, esse trabalho é também uma indicação/orientação de como pode ser importante tornar as aulas produtivas e vantajosas, lembrando que o importante mesmo é que o aluno aprenda e queira sempre mais conhecimento.

Palavras-chave: Experimentos. Ensino. Incentivo. Aula. Didática.

Publicado
09/05/2019