AVALIAÇÃO PROCESSUAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIAS-TECNOLOGIA-SOCIEDADE A PARTIR DO MODELO DA AVALIAÇÃO MEDIADORA

Palavras-chave: Avaliação Mediadora. Aprendizagem. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e de Matemática e suas tecnologias da EEMTI Padre Marcelino Champagnat no ano letivo de 2022. A proposta teve três eixos estruturantes contemplando os profissionais de educação, os estudantes e posteriormente toda a comunidade escolar, sendo eles, respectivamente: I) a discussão teórico-prática sobre a avaliação educacional na perspectiva de uma avaliação emancipatória; II) a problematização das questões sociais a partir do enfoque Ciências-Tecnologia e Sociedade (CTS) e III) a organização de um currículo parcial pautado nos temas contemporâneos transversais. A base teórica traz uma proposta discursiva sobre a importância da avaliação mediadora como processo intencional que retoma os pontos sobre observar o educando e analisar as estratégias de ensino dos educadores para que possam ser tomadas decisões assertivas favoráveis a continuidade do processo de aprendizagem. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com vistas a narrar a experiência didática vivenciada na escola a partir de uma sequência de ação-análise-ação em busca da superação do modelo “transmitir-verificar-registrar” presente nos espaços tradicionais de verificação da aprendizagem.  O desenvolvimento da proposta conduziu os professores a refletirem sobre as potencialidades da utilização dos temas contemporâneos como ação interdisciplinar das práticas pedagógicas de forma que as questões socio científicas foram elaboradas numa perspectiva cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina do Nascimento Sousa Sales, SEDUC

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Especialista no Ensino de Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Administração da Educação, com ênfase em EaD pela Faculdade Campos Elíseos. Mestranda em Educação pela UFERSA/UREN/IFRN. Professora Tutora da Faculdade Descomplica. Professora Regente de Espaços Não formais de Aprendizagem. Bolsista do Programa Educa Mais/SEDUC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (FACED/UFC).

Publicado
27/08/2024
Seção
Relato de experiência