OFICINAS SABER E COMPREENDER

OFICINAS SABER E COMPREENDER: UMA AÇÃO EFICAZ NO TRABALHO COM LEITURA E INTERPRETAÇÃO

  • Rosália da Maia Costa Escola de Ensino Médio Maria José Coutinho
  • Valdenira Gomes Vieira
  • Lídia Evangelista de Sousa Maia
  • Maria Antunes Costa Pereira
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Habilidades de Comunicação Leitura e escrita. Oficinas.

Resumo

Esta experiência apresenta uma proposta de oficinas de leitura para ser desenvolvida em nível prático visando auxiliar o desenvolvimento de hábitos de leitura e de interpretação de enunciados com a finalidade de promover o sentido da aprendizagem nos educandos da 3ª série do ensino médio. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela necessidade de melhorar os índices de aprendizagem a partir da construção lúdica e prática do conhecimento. O estudo fundamenta-se nas abordagens de leitura de Koch (2010), Kleimam (2008), e Soares (2011), entre outros teóricos que constituem um direcionamento sociointeracionista para a aprendizagem. A problemática que orientou a realização desta tarefa consiste na seguinte pergunta: como devem ser as aulas de Língua Portuguesa voltados para leitura e interpretação? Espera-se com este estudo contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos experimentados de forma prática e que permitam aos educandos ampliar as possibilidades de leitura e de formação de uma cidadania crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália da Maia Costa, Escola de Ensino Médio Maria José Coutinho

Licenciada em Letras (UECE); Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Língua Portuguesa (Faculdade Aldeia de Carapicuíba); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA)

Valdenira Gomes Vieira

Licenciada em Matemática (UECE); Especialista em Matemática (Faculdade Aldeia de Carapicuíba); Licenciada em Letras Espanhol (UFC); Especialista em Letras Espanhol e Literatura (UVA); Graduando em Letras – Língua Portuguesa - Segunda Licenciatura (ESTÁCIO)

Lídia Evangelista de Sousa Maia

Licenciada em Pedagogia com habilitação em Língua Portuguesa (UVA); Especialista em Letras (UVA); Especialista em Gestão da Educação Pública (UFJF); Coordenadora Escolar

Maria Antunes Costa Pereira

Licenciada em Letras (UECE); Especialista em Língua Portuguesa (Faculdade Aldeia de Carapicuíba)

Publicado
03/08/2020