Dedicamos este número da revista DoCentes ao Ensino e Aprendizagem das DLinguagens, Códigos e suas Tecnologias. O desafio central da Educação Básica reside no processo de Aprendizagem, que, por sua vez, pressupõe refletir sobre o Ensino. Como demonstram os artigos ora apresentados: ensinar no atual contexto exige um repensar Metodologias, considerando a mediação tecnológica, o papel do Letramento e a possibilidade de incorporar a ludicidade nesta seara. Inauguramos essa edição com um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática numa escola de ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual. A metodologia de ensino criada para uma aprendizagem eficiente efetivou-se por meio de um projeto pedagógico de recuperação paralela. O estudo seguinte sinaliza a centralidade da Língua Portuguesa e sua função de desenvolver as habilidades necessárias à constituição de competências comunicativas. Ele destaca a relevância do processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Tendo sido elaborado com base em indicadores de avaliação, constitui-se numa devolutiva oficial ao sistema estadual de ensino.