A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PRATIQUE REDAÇÃO DA EEEP PROFESSOR ANTONIO VALMIR DA SILVA NA PROFICIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a prática do letramento como pertinente instrumento que viabiliza os processos de aprendizagem, ao desempenhar a apropriação de práticas de leitura e escrita nos discentes, levando em conta o seu papel como ser social. Fundamenta-se numa abordagem bibliográfica, tendo como respaldo estudos teóricos acerca de letramento de Soares (2003), Kleiman (2007) e da nova Base Comum Curricular (BNCC 2017). O percurso metodológico abordou o lócus da pesquisa, uma entrevista semiestrutura com o núcleo gestor da instituição e o projeto Pratique Redação como ferramenta integrante da práxis curricular da Escola de Educação Profissional Professor Antonio Valmir da Silva. Como resultados, observou-se o crescimento da proficiência dos índices de leitura e escrita nas avaliações externas e na formação de leitores críticos, reflexivos e cidadãos.
Downloads
Referências
CEARÁ. Secretaria de Educação do. Escolas de Educação Profissional. Disponível em:
KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
_______. Oficina de leitura (teoria & prática).Campinas, São Paulo: Pontes, 2000.
_______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
_______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Fontes, 2011.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.