DEVOLUTIVA PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM COORDENADORES ESCOLARES NA CREDE 15
Palavras-chave:
Devolutiva Pedagógica., Coordenadores Escolares., Ensino de Língua Portuguesa., Competências Comunicativas., Leitura e Escrita.Resumo
Este artigo descreve e reflete sobre uma devolutiva pedagógica acerca do Ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do desenvolvimento das competências comunicativas do estudante, tendo o texto como ponto de partida e de chegada do ensino e da aprendizagem da Língua Materna. A Devolutiva Pedagógica foi realizada junto aos coordenadores escolares da CREDE 15, compreendendo-os como os principais agentes formadores dos professores em cada escola. O referencial teórico está ancorado em Geraldi (1996), Antunes (2003 e 2009) e Soares (2011). A problemática que norteou a realização da devolutiva consiste na seguinte pergunta: como deve ocorrer o ensino da Língua Portuguesa para que os alunos possam desenvolver as habilidades necessárias à constituição de competências comunicativas indispensáveis para continuar aprendendo e interagindo em sociedade de forma exitosa? Em face deste problema, elencou-se como objetivo geral estudar e refletir com os coordenadores escolares sobre o ensino da língua materna visando ao desenvolvimento das competências e habilidades sócio comunicativas dos alunos. Percebe-se que há avanços, mas, ainda, há a necessidade de estudar e refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao ensino de língua portuguesa, haja vista que se observam resquícios de um ensino que não contribui para uma aprendizagem efetiva da língua que são apontados, sobretudo, pelos indicadores de desempenho do SPAECE na série histórica de 2008 a 2019.
Downloads
Referências
______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão, Quadro 1. Brasília: ME, 2017. p. 312. Disponível em: Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 26 jan. 2020.
CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2011.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p. Resenhado por Ariane Alhadas Cordeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: <http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2016/08/115-120-Letramentos-Sociais.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).