Esta edição da DoCentes contempla a Avaliação Educacional como instrumento privilegiado da Aprendizagem.
Historicamente, as avaliações, em todas as suas variantes, têm sido mal recebidas na sociedade brasileira. Em diversos contextos e instituições sociais, o ato de avaliar, via de regra, é cercado de resistências, críticas e  questionamentos, em consequência de não se conseguir, por meio dos instrumentos aplicados, abranger todos os desafios intrínsecos aos sistemas educacionais.

Nos oito artigos apresentados nessa edição, identificamos vários aspectos da avaliação educacional, entretanto,
pode-se destacar a avaliação diagnóstica, a formativa e a significativa como modalidades essenciais ao processo de ensino e de aprendizagem. Quatro artigos expressam a relevância da avaliação na aprendizagem da Língua
Portuguesa, destacando-se nessa área a literatura e a produção textual direcionada ao Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem). Outros dois artigos abordam como a avaliação pode colaborar no aprendizado de competências e
habilidades em Matemática.

Publicado: 02/08/2022

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