AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LÍNGUA PORTUGUESA:
A percepção de docentes do ensino fundamental
Resumo
O artigo versa sobre a análise de dados resultantes de uma pesquisa que, buscou investigar as práticas avaliativas desenvolvidas, no âmbito das escolas da rede pública, do município de Aracati/CE, região nordeste do Brasil. O foco principal diz respeito à investigação da existência de uma possível relação entre a visão do professor de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º. ao 9º. ano) frente aos objetivos preconizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), uma das avaliações realizadas periodicamente, pelo governo brasileiro, com o objetivo de realizar um diagnóstico da educação básica no país. O público alvo da pesquisa é formado pelos professores que ministram aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental no referido município. O objetivo é compreender a relação entre as práticas avaliativas vivenciadas nas escolas e as competências de Língua Portuguesa desenvolvidas, tomando como referência os objetivos do SAEB para a avaliação da aprendizagem, buscando identificar possíveis impactos sobre a visão docente. A pesquisa proposta apresenta características quali-quantitativas, que servirá de base para as análises e discussões acerca da visão a respeito da avaliação em Língua Portuguesa e sua consequente práxis docente, bem como o seu reflexo em possíveis intervenções no processo ensino-aprendizagem visando sua melhoria.
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