Dedicamos este número da Revista DoCentes ao Currículo e Formação de Professores e Alunos como Pilares da Aprendizagem. A capa trás a reprodução da pintura intitulada "O pulsar das belezas do Ceará" feita pelo aluno Paulo Henrique Soares Lima, do 3º ano da Escola Estadual Regina Pácis localizada no município de Cratéus, CREDE 13. São pesquisas relevantes para instigar o escrutinio do currículo numa perspectiva histórica e organizacional. Da formação inicial de professores e da finalidade do estágio, da relação entre teoria e prática através do uso da metodologia de projetos.
A edição traz ainda a abordagem sobre formação do aluno numa escola de tempo integral e a experiência Projeto Mais Estudo, lançado pelo governo do Estado da Bahia, que procura solucionar as dificuldades com o ensino da matemática no Ensino Médio, empregando a monitoria como instrumento de apoio pedagógico ao ensino da matemática.
Esta edição presenteia o leitor ao entrevistar a Educadora Iane Nobre, Coordenadora de Gestão Pedagógica de Ensino Médio (COGEM) na SEDUC-Ce. Com responsabilidade pelas ações formativas, desenvolvimento do currículo e pela concepção e implementação das políticas e diretrizes para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da rede pública estadual. Finalizando essa edição duas Resenhas arrematam esse número da DoCEntes.