LIDERANÇAS NAS COMUNIDADES: CONTRIBUIÇÕES DE MULHERES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
Resumo
O presente artigo constitui-se como síntese de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do ensino médio, no contexto da Escola Estadual Luiza Bezerra de Farias. O objetivo principal da pesquisa reportou a uma análise reflexiva e histórica sobre o papel da mulher indígena e quilombola dentro de suas comunidades, destacando a sua luta em defesa dos direitos sociais destas comunidades, evidenciando a temática igualdade de gênero, oportunizando o conhecimento relativo à história construída por mulheres quilombolas e indígenas. Visando atingir o objetivo proposto, recorreu-se a leitura de materiais como livros e revistas, visitas e observações em alguns locais como Conceição dos Caetanos, Água Preta (comunidades quilombolas em Tururu), Marinheiros (comunidade indígena em Itapipoca) e As Pontes (comunidade indígena em Caucaia). O estudo embasou-se no método qualitativo da pesquisa, no qual como procedimentos metodológicos utilizaram-se a observação e a entrevista e o diário de bordo como instrumento de recolha de dados. A pesquisa possibilitou analisar a figura da mulher como protagonista da sua história, uma vez que é necessário conhecer a história onde de fato acontece, já que é perceptível a presença da mulher como peça chave dentro de suas comunidades. Os resultados evidenciaram que a luta por direitos da mulher quilombola e indígena é constante, não está apregoada em um só ponto, mas envolve muitas questões, enfrentando diversos “inimigos”, como o preconceito, o sistema social e o sistema de governo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).