USO DO TEODOLITO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Resumo
O presente artigo discorre sobre a importância do atrelamento entre o conhecimento teórico com a sua exemplificação prática no estudo relativo ao conhecimento trigonométrico com estudantes de uma instituição pública de ensino médio, mediante uso do Teodolito, um instrumento de simples construção e manuseio. Objetivou-se demonstrar outras possibilidades de aprendizagem, buscando novos aportes na sistematização dos saberes matemáticos, superando a visão fragmentada de ensino que privilegia apenas a teoria, em detrimento do equilíbrio com a prática. A qualificação do ensino matemático perpassa a utilização de recursos didático-pedagógicos que reflitam os anseios e necessidades dos seus educandos, no qual o professor deve buscar adequar as suas práticas através da constante reflexão e análise do contexto social que o circunda, na perspectiva da efetivação da aprendizagem matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).