CURRÍCULO: DESENHOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A Proposta Curricular de Umbuzeiro - PB para o Ciclo de Alfabetização
Resumo
O trabalho apresenta uma reflexão acerca da Proposta Curricular para o ciclo de alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Umbuzeiro – PB, uma coletânea de orientações e sugestões que possam contribuir para a prática em sala de aula. Uma propositura de se imprimir um parâmetro de trabalho comum às escolas do Sistema Municipal de Ensino. Considerando ainda as especificidades da Alfabetização e do Letramento presentes nos anos iniciais, em cada escola e no interior da sala de aula, se optou por organizar os conhecimentos em ciclos, sendo que o primeiro contempla os três primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º e 3º anos de escolaridade), como escopo da abordagem o componente curricular de língua portuguesa. Dentro de uma lógica e organização que introduz, retoma, trabalha e consolida os conhecimentos escolares, visando favorecer o desenvolvimento das capacidades e habilidades, sob seis grandes eixos. Em meio a uma abordagem histórica e teórica do currículo no Brasil, do processo de alfabetização e letramento, sempre fazendo um contra- ponto com a Proposta Curricular do Município de Umbuzeiro – PB, sempre em uma perspectiva de pesquisar/debater/ refletir acerca do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).