A REFORMA CURRICULAR NA EEM. DEP. CESÁRIO BARRETO LIMA
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO COMPLEXA E TRANSVERSAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da reforma curricular desenvolvida na Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Cesário Barreto Lima iniciada no ano de 2014, relacionando a concepção de educação como uma atividade complexa. No intuito de fortalecer o trabalho pautamos nosso referencial teórico em Morin (2000), (2005) e Adorno (2003). A temática do trabalho se faz a partir do entendimento sobre a organização curricular em Eixos Temáticos. Esta organização propicia um melhor alinhamento do currículo, oferecendo maior significado às atividades desenvolvidas na escola. As disciplinas se tornam menos fechadas e compartimentadas, contribuindo para uma educação em que o conhecimento é compreendido como complexo e multifacetado. O trabalho foi dividido em três partes. As duas primeiras apresentam um aporte teórico sobre as leis que regulamentaram as reformas curriculares do Ensino Médio e as reflexões dos autores sobre a educação na era planetária. E na terceira parte, optamos por fazer um relato de experiência apresentando o processo de reorganização do currículo da escola. Dessa forma, esperamos que o presente trabalho possa contribuir na discussão e efetivação das transformações necessárias para o novo Ensino Médio no cenário local, regional e nacional.
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