A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
O CASO DO LICEU DE CAUCAIA
Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, ensino, Ensino Médio, SPAECEResumo
Considerando a avaliação diagnóstica como um meio importante para melhorar a aprendizagem dos alunos, este artigo apresenta o caso do Colégio Estadual Liceu de Caucaia que utilizou os resultados apresentados pela Avaliação Diagnóstica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará para fundamentar ações pedagógicas objetivando aumento do nível de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da referida escola. Baseado em Luckesi (2008) e Perrenoud (1999) este estudo coloca a avaliação como um instrumento que pode ser usado a favor da aprendizagem, mostrando de forma prática, que a avaliação na verdade deve ser o início de um processo de melhoria da aprendizagem do aluno; além disso discute sobre a importância da escola se apropriar dos resultados da Avaliação Diagnóstica da Seduc para conseguir aumentar as habilidades de interpretação e leitura dos alunos e assim, consequentemente, aumentar o nível de proficiência na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.
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Referências
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