ENSINO DE LITERATURA E AVALIAÇÃO

UMA ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

Palavras-chave: Ensino de literatura. Educação básica. Avaliação.

Resumo

RESUMO

O processo de ensino e de aprendizagem envolve diversas variantes, entre estas destaca-se a avaliação. Este trabalho tem como objetivo primordial investigar como se dá a avaliação no ensino de literatura em instituições públicas de ensino médio no Ceará. Para tanto, utilizamos como referência os estudos realizados por Bloom (1976) bem como autores de destaque na área da avaliação educacional, tais como: Luckesi (2008), Hoffmann (2013), Bonniol e Vial (2001) entre outros. Percebemos que, embora o processo avaliativo seja composto de diversas variantes, a avaliação da aprendizagem no caso em questão não supera o caráter puramente classificatório e não é entendida como um processo contínuo e sistemático, de acordo com uma educação que leve em conta uma formação integral e holística do educando

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Biografia do Autor

Sonia Maria Soares de Oliveira, seduc - ceará

Mestre em Educação pelo PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE- Universidade Estadual do Ceará,(2016). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA, Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011), Atua como professora da Educação Básica na rede estadual de ensino desde 2001 lecionando a disciplina de História no ensino médio.

José Adailton Rocha Pontes, Seduc - Ceará

graduado em Letras com habilitações em Português,Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduando em Letras-Francês pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK). É membro do grupo de pesquisa Outras Vozes:Gênero e Literatura. É professor efetivo da rede pública de ensino do estado do Ceará, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no ensino médio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gênero,literatura e artes.

Carlos Diogo Mendonça da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação e mestrado acadêmico em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem interesse em estudos sobre Filosofia Francesa Contemporânea, Bergsonismo, Existencialismo, Fenomenologia, Ontologia. Bacharel em PSICOLOGIA (ESTÁCIO - FIC ), Formação em Psicoterapia Junguiana - LABIRINTO Laboratório de Individuação e Reintegração da Totalidade). Concentra interesse de estudo com foco nos seguintes temas: Clínica Junguiana, Psicopatologia Junguiana, Psicologia Pós-Junguiana, Mitologia, Epistemologia das Psicologias, Psicologia Social, Gênero e Sexualidade, Sofrimento Psicossocial, Saúde Mental, Proteção Social e Direitos Humanos.

Referências

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SOBRE OS AUTORES (NÃO MEXER NESSA SEÇÃO!).

Autor do artigo

Doutor em Área X pela Universidade XXXXXX (Sigla).

E-mail: xxxxx@yahoo.com.br

Recebido em: XX/XX/201X; Revisado em: XX/XX/201X; Aceito em: XX/XX/201X.

Como citar este artigo

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Informação em Pauta, Fortaleza, v. X, n. X, p. X-XX, mês./mês. 201X.
Publicado
04/05/2022