ENSINO DE LITERATURA E AVALIAÇÃO
UMA ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ
Resumo
RESUMO
O processo de ensino e de aprendizagem envolve diversas variantes, entre estas destaca-se a avaliação. Este trabalho tem como objetivo primordial investigar como se dá a avaliação no ensino de literatura em instituições públicas de ensino médio no Ceará. Para tanto, utilizamos como referência os estudos realizados por Bloom (1976) bem como autores de destaque na área da avaliação educacional, tais como: Luckesi (2008), Hoffmann (2013), Bonniol e Vial (2001) entre outros. Percebemos que, embora o processo avaliativo seja composto de diversas variantes, a avaliação da aprendizagem no caso em questão não supera o caráter puramente classificatório e não é entendida como um processo contínuo e sistemático, de acordo com uma educação que leve em conta uma formação integral e holística do educando
Downloads
Referências
BERBEL, Neusi Aparecida Navas et al. Avaliação do Ensino Superior. Londrina: UEL, 2001.
BLOOM, Benjamin S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1976.
BONNIOL, Jean Jacques; VIAL, Michel. Modelos de avaliação. Textos fundamentais. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
COELHO, Jacinto do Prado. A letra e o leitor. 2ª ed. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. In: Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, L.C.; SORDI, M.R.L.; MALAVASI, M.M.S. As duas faces da avalição da realidade à utopia. Revista de educação – PUC-Campinas, n. 17, p. 105-115, nov, 2014.
FREITAS, L.C.; SORDI, M.R.L.; MALAVASI, M.M.S.; FREITAS, H.C.L. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Editora Vozes, Petrópolis: RJ, 2017.
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtivista. 43. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
MELCHIOR, M. C. Avaliação pedagógica – função e necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.
PERRENOUD, P. Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem. São Paulo: Fundação Carlos Chagas,1999.
TERRASÊCA, Manuela. Autoavaliação, avaliação externa…afinal para que serve a avaliação das escolas? Cad. Cedes. Campinas: v. 36, n. 99, p. 155-174, maio-ago, 2016.
VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas. SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cad. Cedes. Campinas: v. 36, n. 99, p. 239-254, maio-ago, 2016.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação:a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
SOBRE OS AUTORES (NÃO MEXER NESSA SEÇÃO!).
Autor do artigo
Doutor em Área X pela Universidade XXXXXX (Sigla).
E-mail: xxxxx@yahoo.com.br
Recebido em: XX/XX/201X; Revisado em: XX/XX/201X; Aceito em: XX/XX/201X.
Como citar este artigo
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Informação em Pauta, Fortaleza, v. X, n. X, p. X-XX, mês./mês. 201X.