LEI LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

uma habilidade essencial no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira

Palavras-chave: Língua inglesa, Métodos, Abordagens, Estratégias

Resumo

Falar, ler e compreender o idioma inglês nos dia de hoje não é uma obrigação, mas uma grande necessidade para boa parte da população mundial. A língua inglesa é indubitavelmente a mais falada internacionalmente em todo o planeta pela a maioria dos povos e nações. Ela tornou-se a base linguística que mais é exigida em todos os campos, educacionais, profissionais e culturais da história da humanidade. Pois, as diversas formas metodológicas de aprendizagem proporcionam a ampliação do desejo de aprender e falar inglês. No contexto dessa pesquisa, discorremos sobre uma grande variedade de formas de ensino-aprendizagem desse idioma através da facilitação dos métodos, abordagens e estratégias de leituras que focam no crescimento pessoal do aprendiz e da massificação que a cada dia sente a necessidade de estar apto a se comunicar utilizando a língua inglesa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio de Souza, SEDUC/ CE

Possui Graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em Letras, Licenciatura Português-Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu (2013), Atualmente é professor efetivo Especialista em Ensino de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, na área de Linguística e Educação.

Farney Messias Araújo

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC, Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade Grande Fortaleza - (FGF), Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino desde 2010.

José Adailton Rocha Pontes

José Adailton Rocha Pontes é graduado em Letras com habilitações em Português,Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduando em Letras-Francês pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK). É membro do grupo de pesquisa Outras Vozes:Gênero e Literatura. É professor efetivo da rede pública de ensino do estado do Ceará, onde ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no ensino médio. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gênero,literatura e artes.

Jocicleide de Souza Freitas

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Fìsica (UECE) e Gestão Desportiva (IFCE). Professora especialista em Fisiologia (UECE) do Exercício e Educação Física na Educação Básica (UECE). Professora efetiva da rede estadual do Ceará dede 2014.

Referências

AUGUSTO FILHO. Raul. Business Inglish Magazine. Rio de Janeiro: Raul Augusto de Oliveira Filho, 2011.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BIZZOCCHI, Aldo Luiz. Léxico e Ideologia na Europa Ocidental. São Paulo: Annablume, 1997.

BORBA, Valquíria C.M. GUARESI, Ronei (Orgs.). Leitura: processos, estratégias e relações. Maceió: Edufal, 2007

CONSOLO, Douglas Altamiro. VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Orgs.). Pesquisa em linguística aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Unesp, 2004.

COSTA, Jorge Campos da. PEREIRA, Vera Wannmacher. (Orgs.). Linguagem e Cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

DOURADO, Maura Regina. Tendências atuais no ensino de língua inglesa e implicações para formação de professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 168–175, jul./dez. 2007.

FISCHER, Steve R. História da Leitura. São Paulo: Unesp, 2006.

GOIS, Marcos da Costa. Memorização para Aprender Idiomas. São Paulo: Universo dos Livros, 2009.

JACOBS, Michael A. Como não aprender inglês. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

LAFACE, Antonieta. et al. Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas. São Paulo: Arte & Ciências, 2006.

LIMA. Nayra Silva. SILVA FILHO, Marcelo Nicomendes dos Reis. A Abordagem Comunicativa no Processo de Aquisição de Língua Inglesa. Web-Revista Sociodialeto: Bach. Linc., Mestrado – Letras – UEMES/Campo Grande, v. 2, nº 3, mar.2013.

LOPES, Maria Cecília. Compreensão em Língua Inglesa. ed. rev. Curitiba, PR. IESDE Brasil, 2012.

NICHOLLS. Susan Mary. Aspectos Pedagógicos e Metodológicos do Ensino de Inglês. Alagoas: Edufal, 2001.

MARTINEZ, Ron. Como se diz chulé em Inglês?. Rio de Janeiro: Elservier, 2007.

MORAZ, Eduardo. Inglês para o dia a dia. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

OHMAE, Kenichi. O novo palco da economia global: desafios e oportunidades de um mundo sem fronteiras. Porto Alegre: Bookman, 2006.

PIETRARÓIA, Cristina Moebeck Casadei. Percursos da leitura: léxico e construção do sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: Edufal, 2005.

TERRA, João Evangelista Martins. O Deus dos Indo-Europeus. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

VIAN JUNIOR, Orlando. Língua e cultura inglesa. 1 ed. ver. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
Publicado
08/12/2019