AS AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FOMENTO PARA O INCENTIVO E A FORMAÇÃO LEITORA

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Fomento. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Ler e escrever constituem-se como habilidades fundamentais na plenitude do ser humano, uma vez que são competências capazes de proporcionar seu desenvolvimento em todos os segmentos de sua existência, facilitando, sobremaneira, sua inserção social. Nesse contexto, o presente trabalho monográfico visa apresentar as contribuições das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a formação leitora. A pesquisa evidencia uma revisão bibliográfica, acompanhada de uma pesquisa de campo e a utilização do método de estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa e tratamento estatístico dos dados coletados. Como suporte teórico, destacamos algumas obras: Vergueiro e Ramos (2009), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Ulbricht (2014), Sousa (2001), dentre outros. Objetiva-se, por meio desta pesquisa, conhecer a relação que os estudantes do ensino fundamental II, bem como do ensino médio de uma escola pública, mantêm com as histórias em quadrinhos. A pesquisa também busca saber se, por meio da leitura das histórias em quadrinhos, esses educandos se sentiram estimulados a procurar ler outros gêneros literários e se os professores, principalmente de Língua Portuguesa, utilizam as HQs em sala de aula como metodologia para ensinar a ler. Com os dados coletados transformados em números estatísticos, a pesquisa concluiu que a leitura das revistas de HQs se coloca como uma forte aliada para se formar leitores proficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio de Souza, SEDUC/ CE

Possui Graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em Letras, Licenciatura Português-Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu (2013), Atualmente é professor efetivo Especialista em Ensino de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, na área de Linguística e Educação.

Farney Messias Araújo

Graduado em Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário (SENAC); Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF); Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Ceará (SEDUC) desde 2010.

José Adailton Rocha Pontes

Graduado em Letras Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela FAK, professor efetivo de Língua Espanhola da Prefeitura de Maranguape e coordenador pedagógico da EEM Antônio Luiz Coelho.

Jocicleide de Sousa Freitas

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UECE) e Gestão Desportiva e de Lazer (IFCE); Professora Especialista em Fisiologia do Exercício (UECE) e Educação Física na Educação Básica (UECE). Professora efetiva da rede estadual de ensino do estado do Ceará (SEDUC) desde 2014.

Referências

ANSELMO, Zilda Augusta. Histórias em quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975.

ANTARES, Instituto. Almanaque d’o Tico-Tico. Rio de Janeiro: Consultor, 2006.

ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história: Inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

BARCELOS, Angel. Meu irmão não anda, mas pode voar. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 21, n. 72, ago. 2000.
BIEGING, Patrícia; BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas (Org). Educação no Plural: da sala de aulas às tecnologias digitais. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

BONFÁ, Sebastião et al. Licensing: Como utilizar marcas e personagens para agregar valor aos produtos. São Paulo: M. Books, 2009.

BOYD, Denise; BEE, Helen. A criança em crescimento. Porto Alegre, RG: Artmed, 2011.

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

______. Ministério da Educação – MEC. Programa de apoio à leitura e escrita PRALER. Brasília: MEC, 2007.

______. Ministério da Educação – MEC. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Disponível em Acesso em: 22 mar. 2018.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997.

CARVALHO, Beatriz Sequeira de. Uma Identidade (não tão) Secreta: O Superman e seu Poder de Criar Identificação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ – 4 a 7/9/2015.

COLMAN, Gabriel. História em Quadrinhos. Disponível em wordpress.com/2013/03/24/historia-em-quadrinhos/comment-page-1/> Acesso em: 15 mar. 2018.

COSTA, Juliana Veronice Conde; SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Falar e escrever em quadrinhos: um estudo exploratório no 6º ano da escola Billy Gancho em nova Xavantina – MT. INTERLETRAS, ISSN Nº 1807-1597. v. 3, Edição n. 20, de out. 2014 / mar. 2015.

DELL’ISOLLA, Alberto. Treinamento em leitura dinâmica. 2 ed. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

DURANTE, Marta. Alfabetização de adulto e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Unesp, 2002.

FRANCO, Edgar Silveira. HQTRÔNICAS: do suporte papel à rede internet. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

GEHRINGER, Max (Org.). Pílulas de Sabedoria instantânea da professora Etelvina – livro de bolso. Porto Alegre, RG: Globo, 2009.

GUZMAN, Sidney. Gibi intervenção urbana. Rizoma.net. 2002. Disponível intervencaourbana.org/rizoma/rizoma_gibi.pdf> Acesso em: 18 mar. 2018.

GONÇALO JÚNIOR, A. A Guerra dos Gibis: formação do mercado editorial brasileiro e a censura nos quadrinhos 1933-64. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

KLEIMAN. Ângela. Oficina de Leitura: Teoria Prática. 9 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

LINS, Maria da Penha Pereira; OLIVEIRA, Mônica Lopes Smiderle de. Revista CON(TEXTOS) Linguísticos, Vitória, n. 3, p. 143-152. 18/9/2009.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: Imprensa e práticas culturais em tempos de republica. 1 ed. 1 reimpr. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: Fapesp, 2008.

MATTOS, Cicero. A turma do Janjão. 2 ed. São Paulo: Clube de Autores, 2014.

MENDEL, Cassia Ravena Mulin de A. Ensino fundamental 1: Práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MENDES, Michelly Cristiane Oliveira. A biblioteca escolar e o incentivo à leitura na primeira infância: as representações sociais dos pais dos alunos do infantil IV da escola ativa. João Pessoa: UFPB, 2010.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. 1 ed. Alagoas: Edufal, 2007.

MONFARDINI, Juliana Costa de Góes; GRAZINOLLI, Daniele de Carvalho; FERREIRA, Marlene Nunes. As epistemologias do uso das histórias em quadrinhos na sala de aula: uma abordagem histórica. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. UNICAMP, Campinas: 2012.

MOURA, Denilda (Org.). Os desafios da língua: Pesquisa em língua falada e escrita. Maceió: Edufal, 2008.

MUNDO MÁGICO PROFESSORA JULIANA. Disponível blogspot.com.br/2012/08/trabalhando-com-historias-em-quadrinhos.html> Acesso em: 02 abr. 2018.

NERY, Lincoln. Publicidade em quadrinhos: a força dos super-heróis. Joinville, SC: Clube de autores, 2009.

OLIVEIRA, Carmen Irene C. de. et al. Imagem e educação. v. 2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

OLIVEIRA, Mauro César Bandeira de. A importância das histórias em quadrinhos para a educação. Joinville, SC: Clube de autores, 2015.

______. Mauro César Bandeira de. Quadrinhos na construção do conhecimento. Quadrinhos na construção do conhecimento. Joinville, SC: Clube de autores, 2010.

PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei (Org.). Estudos sobre leitura: psicolinguístico e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. As histórias em quadrinhos como linguagem e recurso didático no ensino de ciências: Comics as language and didactic resources in science teaching. VII Enpec – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: 8 nov. 2009.

PORTAL DA ARTE. Disponível em Acesso em: 15 mar. 2018.

QUINTANA, Mario. 80 anos de poesia. 2 ed. São Paulo: Globo, 2006.

RASLAN, Eliane Meire Soares et al. Revista Digital Art&. Ano 12. n. 15. nov 2014. ISSN 1806-2962.

RIO DE JANEIRO. Prefeitura da cidade do. A indústria dos quadrinhos: Rio de Janeiro: Secretaria especial de comunicação, 2003.

RIBEIRO, Arilda Inês Miranda; MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação latu sensu em “Gestão educacional” e “O Ensino do texto: teoria e prática na sala de aula” (1999-2000). São Paulo: Arte & Ciência, 2000.

RIOS, Rosana; FERNANDES, Luís Flávio. Enciclopédia: almanaque de cultura nerd. São Paulo: Panda Books, 2012.

RUSSO, Mariza. Fundamentos em biblioteconomia e ciências da informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

SALES, José Albio Moreira de; FELDENS, Dinamara Garcia. Arte e filosofia na mediação de experiências formativas contemporâneas. Fortaleza: EDUECE, 2012.

SANTANA, Eliara; PENNA, João Carlos Firpe. Revista do Minas, Minas Gerais, ano 10. n. 115, abr. 2015.

SANTOS, Aline Martins dos. São Paulo e o “cenário urbano” representado através das histórias em quadrinhos presentes na revista Chiclete com Banana de Angeli. Revista contemporânea – dossiê contemporaneidade. São Paulo, ano 1, n. 1/2011, inverno ISSN [2236-4846].

SANTOS, Clézio. Educação e história em quadrinhos: Olhares da baixada santista. Joinville, SC: Clube de autores, 2011.

SANTOS, Eli Regina Nagel dos. As pessoas que leem têm maior compreensão de mundo, entendem o porquê das coisas - a concepção de leitura dos professores. IX Congresso Nacional de Educação –EDUCERE III Encontro Sul-Brasileiro de Psicopedagogia da PUCPR 26 a 29 de outubro de 2009.

SANTOS, I.G.R.B. De A.; CRUZ, T. A. da; HORN, M. L. V. O desenvolvimento das histórias em quadrinhos no Brasil. e-Revista Logo, v. 2. Rio de janeiro, 2011.

SANTOS, Janete Lopes dos. Mangá: Ascensão da cultura visual moderna japonesa no Brasil. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.
SANTOS, Mariana Oliveira dos. Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 05-23, jul./dez., 2010.

SANTOS, Mariana Oliveira dos; GANZAROLLI, Maria Emília. Histórias em quadrinhos: formando leitores. Comics: forming readers. TransInformação, Campinas, 23(1):63-75, jan./abr., 2011.

SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.

SILVA, Carlos Antônio Carlos da. Histórias em quadrinhos e leitura. Cadernos de Educação, Belo Horizonte, v.14, n. 28, jan.-jun.2015.

SILVA, George Batista da. O universo dos quadrinhos: tiras, gibis e almanaque. Joinville, SC: Clube de autores, 2009.

SILVA, Nadilson Manoel. Fantasias e cotidiano nas histórias em quadrinhos. São Paulo: Annablume, 2002.

SILVA, Patrícia; ARAÚJO, Wagner Junqueira. Biblionline 2012 v. 8. n. 2. João Pessoa, PB: UFPB – CSSA, 2012.

SILVA, Pedro. As maiores civilizações da história. São Paulo: Universo dos Livros, 2008.

SOUSA, Mauricio. Histórias em questões: Pinturas de Mauricio de Sousa. São Paulo: Globo, 2001.

TAMAROZZI, Edna; COSTA, Renato Pontes. Educação de jovens e adultos. 2. Ed. Curitiba: Iesde Brasil, 2009.

ULBRICHT, Vania Ribas et al. Contribuições da criatividade em diferentes áreas de conhecimentos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2013.

______. Conceitos e práticas em ambiente virtual de aprendizagem inclusiva. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

URBAN, Ana Claudia; LUPORINI, Teresa Jussara. Aprender e ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2015.

VERGUEIRO, Waldomiro et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (Orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

WALLACE-MUTPHY, Tim. O código secreto das catedrais: Decodificando os símbolos ocultos da igreja e da arte renascentista. São Paulo: Pensamento, 2007.

ZALUAR, Alba. Integração perversa; pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
Publicado
07/02/2023