EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DIFICULDADES NA AÇÃO DOCENTE

Um Estudo Exploratório com Professores de Educação Física das Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza-CE

  • JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE
  • Carlos Antonio de Souza
  • FARNEY MESSIAS ARAÚJO
  • José Adailton Rocha Pontes Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE
  • Paula Matias Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-chave: Educação Fisica Escolar, Dificuldades, Docência

Resumo

: A inserção da Educação Física (EF) no âmbito escolar tem como objetivos a vivência da cultura corporal do movimento. Entretanto, para a concretização deste objetivo o professor desta disciplina enfrenta dificuldades históricas. Dentre estes problemas podemos citar a desvalorização da disciplina no contexto escolar, a falta de materiais para as práticas, a desmotivação dos alunos para participarem das aulas, dentre outras dificuldades bem documentadas na literatura atual. Em face deste contexto, este estudo tem como questão central identificar quais são as dificuldades encontradas pelos professores de EF para ministrar as aulas no âmbito das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) de Fortaleza-CE, haja vista que estas apresentam um contexto diferenciado das outras escolas públicas regulares. Assim, o presente trabalho buscou identificar quais são as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física ao exercer sua ação docente nas EEEPs. Para tanto, o presente estudo combinou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde a última foi realizada com professores de Educação Física da EEEP’s de Fortaleza-Ce (n = 13), através de  questionário. A partir da análise e discussão dos dados obtidos pode-se afirmar que apesar das EEEPs apresentarem uma melhor condição para o exercício docente, ainda existem muitas dificuldades a serem transpostas pelos docentes de Educação Física. Salienta-se, portanto, a busca continua pela formação e preparação para o trabalho com Educação Física Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE

Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC-CE)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 

Especialista em Educação Fìsica na Educação Básica (UECE)

Especialista em Fisiologia do Exercício (UECE)

Carlos Antonio de Souza

Professor de Lingua Portuguesa, Lígua Inglesa e Literatura

Especialista em Ensino de Lingua Portugues pela Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Lingua Inglesa pela faculdade Ateneu (UniAteneu)

Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Ceará (SEDUC-CE)

FARNEY MESSIAS ARAÚJO

Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceaará (SEDUC-CE)

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em em Educação Ambiental e Gestão Escolar 

Atua como coordenador pedagógico da EEM Antonio Luiz Coelho

José Adailton Rocha Pontes, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE

Formado em Letras (Portugues e Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão Escolar e coordenação pedagogica pela Faculdade Kurios

Especialista em Educação a Distancia pela Universidade EStadual do Ceará

Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Ceará

Professor efetivo da rede municpal de ensino de Maranguape-CE

Coordenador pedagógico da EEM Antonio Luiz Coelho

Paula Matias Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Pós-doutora em Microscopia/Morfofuncional pelo PPGCM-UFC Doutora em Biotecnologia pelo RENORBIO-UFC Professora Adjunta L da Universidade Estadual do Ceará – UECE Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas – PPGCF Analista Comportamental CIS Assessment

Referências

ALMEIDA et al. Dificuldades encontradas na educação física escolar que influenciam na não participação dos alunos: reflexões e sugestões. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2008. Disponível em: < http://boletimef.org/ >. Acesso em: 20/05/2013.

ALVES, U. S. Não ao sedentarismo, sim à saúde: contribuições da Educação Física escolar e dos esportes. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 4, 464-469, 2007. Disponível em: . Acesso em: 25/05/2013.

BEVILAQUA, R.; CARVALHO, E. P. Ensino médio integrado à educação profissional: concepções e desafios no Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul. Dialogo e Interação, Cornélio Procópio – PR, v.1, p. 1-9, 2009. Disponível em:. Acesso em: 20/05/2013.
BRASIL, Ministério da educação. Brasil Profissionalizado. 2008. Disponível em: . Acesso em: 18/05/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20/04/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. Disponível em: . Acesso em: 20/05/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília, 2000. Disponível em: . Acesso em: 20/05/2013.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18/05/2014
BRASIL. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: . Acesso em: 20/05/2013.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2013.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará. Educação Profissional. [2008]. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2013.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FARIA et al. O bom professor de educação física na ótica de professores e acadêmicos de educação física. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Disponível em:< http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4601_3276.pdf>. Acesso em: 20/05/2014

FERREIRA, H. S. A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, n. 130, 2009. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd130/lutas-como-conteudo-das-aulas-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 01/07/2014
MELO, L. G.; FINCK, S. C. M. Formação docente e prática pedagógica dos professores de educação física: uma análise das relações no contexto escolar. In: IX ANPED SUL. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20/07/2014
OLIVEIRA, G. R.; MOURA, G.; URBINATI, K. S. Aspectos pedagógicos do ensino das lutas na Educação Física Escolar. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2013. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/13948_6840.pdf>. Acesso em: 10/07/2014

OLIVEIRA, R. H. Problemas e soluções da Educação Física Escolar: um estudo bibliográfico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em:< http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39123/000825517.pdf?sequence=1> Acesso em: 20/06/2014.

OTAVIANO, F. T. A. Motivos que levam ao desinteresse dos discentes do ensino médio do centro Educacional (ced) 06 da Ceilândia/DF pelas aulas de educação física. CEILÂNDIA: Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25/05/2013.

PIROLO, A. L.; MAGALHÃES, C. H. F. Os professores de educação física e as dificuldades da prática pedagógica escolar. Revista Especial de Educação Física, [s. l.], v., n. 2, 372-384, 2004. Disponível em: < http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/6.cultura_cotidiano/6.6_Os%20professores_de_EF.pdf>. Acesso em: 20/05/2013.

SILVA et al. A importância da dança nas aulas de Educação Física - revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 11, n. 2, 2012, p. 38-54. Disponível em:. Acesso em: 02/07/2014

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDTH, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
Publicado
26/10/2022