AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19 NA REGIONAL 15
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DE ALGUNS SUJEITOS ENVOLVIDOS
Resumo
Este artigo trata sobre a avaliação formativa da aprendizagem em tempos de pandemia da Covid 19 na CREDE 15. O estudo buscou responder à seguinte pergunta: como a avaliação tem sido realizada pelos professores no período de estudos remotos, levando em conta a função formativa da avaliação da aprendizagem? A metodologia empregada foi a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre a avaliação formativa da aprendizagem, considerando os desafios e possibilidades de sua realização no contexto do estudo remoto que se estabeleceu em virtude da pandemia de Covid 19. Os objetivos específicos são: analisar o conceito de avaliação como componente do ato pedagógico interligado à avaliação formativa da aprendizagem; elencar desafios e possibilidades da avaliação formativa da aprendizagem, em tempo de pandemia, segundo a concepção de professores lotados em escolas da CREDE 15. O referencial teórico ficou organizado com base nos estudo de Luckesi (1988, 2005, 2011), Romão (1999), Freitas (2009), Greco (2013) e Lima D. (2015). O estudo nos mostrou que apensar dos desafios existentes à realização da avaliação formativa tanto antes quanto durante a pandemia, os professores demonstram interesse por realizar esse processo e têm lançado mão de várias formas de realização da avaliação da aprendizagem, incluindo o aluno nesse processo, no intuito de promover as aprendizagens e reconhecem que a avaliação formativa é importante pois possibilita a inclusão, a aprendizagem efetiva para os alunos e melhora a sua prática docente.Palavras-chave: Aluno. Professor. Aprendizagem. Avaliação Formativa. Ensino Remoto.
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Referências
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