O REFLEXÕES AVALIATIVAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA VOLTADO AO ENEM
Resumo
O presente trabalho objetiva identificar os desafios existentes no processo de ensino-aprendizagem de Matemática referentes ao Enem, e como a proposta pedagógica de Ensino em Tempo Integral contribui para superá-los. Assim, realizamos uma análise documental visando compreender as modificações que o exame foi submetido e suas relações com as reformas educacionais. Apresentamos, também, um estudo de como se configura a política da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, com suas metodologias e objetivos os quais se propõe. Realizamos um estudo de caso em uma EEMTI do município de Crateús, onde utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevista e questionário, aplicados a dois professores de Matemática e a 38 alunos do 3º Ano, respectivamente, objetivando identificar os desafios existentes diante do Enem e quais as contribuições do EEMTI segundo a opinião desses. Identificamos que as práticas pedagógicas se adequam de maneira lenta e resistente frente às reformas no ensino, considerando o distanciamento da formação docente e as dificuldades apontadas pelos professores ao procurarem adequar um ensino contextualizado e interdisciplinar. Entretanto, a proposta de EEMTI apresenta possibilidades de melhoria na aprendizagem se efetivada conforme a proposta curricular apresentada pelo Ministério da Educação.
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Referências
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