A ABORDAGEM PIKLER NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA
Resumo
Esta pesquisa aborda as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento dos bebês e crianças
bem pequenas, tendo como foco o atendimento realizado pelas instituições de educação infantil. O objetivo
central do estudo é compreender as contribuições dessa abordagem na atuação docente na primeiríssima infância
(de 0 a 3 anos de idade). As condições oferecidas de um entorno do espaço e a organização com objetos
favoráveis à autonomia livre da criança favorece as interações entre adulto e bebê. Os bebês são livres para
se aventurar por meio de suas curiosidades, de aprender por si mesmos e com sua própria capacidade de se
desenvolver, não necessitando da intervenção direta dos adultos em suas realizações. A criança, desde muito
pequena, é capaz, competente e segura das suas próprias descobertas e construções. E todo esse desenvolvimento,
segundo a Abordagem Pikler, requer movimento e autonomia. Como procedimento metodológico, foi
utilizada a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Os resultados do estudo apontam para a importância
da atividade autônoma e do movimento livre para o desenvolvimento infantil, mais particularmente do bebê e
da criança bem pequena.
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Referências
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