A ABORDAGEM PIKLER NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

Palavras-chave: Abordagem Pikler, Desenvolvimento, Primeiríssima infância

Resumo

Esta pesquisa aborda as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento dos bebês e crianças
bem pequenas, tendo como foco o atendimento realizado pelas instituições de educação infantil. O objetivo
central do estudo é compreender as contribuições dessa abordagem na atuação docente na primeiríssima infância
(de 0 a 3 anos de idade). As condições oferecidas de um entorno do espaço e a organização com objetos
favoráveis à autonomia livre da criança favorece as interações entre adulto e bebê. Os bebês são livres para
se aventurar por meio de suas curiosidades, de aprender por si mesmos e com sua própria capacidade de se
desenvolver, não necessitando da intervenção direta dos adultos em suas realizações. A criança, desde muito
pequena, é capaz, competente e segura das suas próprias descobertas e construções. E todo esse desenvolvimento,
segundo a Abordagem Pikler, requer movimento e autonomia. Como procedimento metodológico, foi
utilizada a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Os resultados do estudo apontam para a importância
da atividade autônoma e do movimento livre para o desenvolvimento infantil, mais particularmente do bebê e
da criança bem pequena.

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Biografia do Autor

Jarles Lopes de Medeiros, SEDUC/UECE

Pedagogo (UECE, 2012), licenciado em língua portuguesa (UFG, 2014) e em letras Libras (EFICAZ, 2022), psicopedagogo (FALC, 2015), mestre (UFC, 2017) e doutor (UFC, 2022) em educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com atuação no Curso de Pedagogia. Professor de língua portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tutor a Distância do Curso de Pedagogia da UECE/UAB. Revisor textual. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. Áreas e temas de interesse e atuação: educação; ensino de língua portuguesa; leitura e produção textual; alfabetização e letramento; formação de professores; didática; psicopedagogia; sexualidade; gênero e diversidade; educação sexual; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Carla Tatiane Moreira Barros, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga e especialista em Educação Infantil.

Maria de Lourdes Carvalho Nunes Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de crianças, formação de professores, metacognição e educação inclusiva.

Referências

FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin Editora, 2004.

FALK, Judit. Abordagem Pikler: educação infantil. São Paulo: Ominisciência, 2016.
SOARES, Suzana M. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. São Paulo: Ominisciência, 2017.

SZANTO-FEDER, Agnes. Una mirada adulta sobre el niño en acción: el sentido del movimiento en la protoinfancia. Buenos Airas: Ediciones Cinco, 2011.

SZANTO-FEDER, Agnes; TARDOS, Anna. O que é autonomia na primeira infância. In:
FALK, Judit. (org.). Educar os três primeiros anos: A experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011.

TARDOS, Anna. La mane de la educadora. Revista In-fan-cia, Barcelona, n.11, p. 14-18, 1992.

TARDOS, Anna. Áutonomia y/o dependência. In: FALK, Judit. (org.). Lóczy, educación infantil. Barcelona: Octaedro, 2008.

TARDOS, Anna. A herdeira de Lóczy. Entrevista, A Revista EI. São Paulo: Editora Segmento, 2013.
Publicado
22/05/2024