Atualmente, a educação básica apresenta inúmeros desafios, tais como estrutura, ausência de cooperação da família na parceria com a escola e a evasão. No centro desse processo, temos o debate em torno da formação docente, pois são os(as) professores(as) que estão na linha de frente, juntamente com os(as) estudantes, da instituição escolar.
Assim, podemos partir da seguinte questão: afinal, o que interessa à escola? Quais temas podem ser priorizados, por exemplo, em uma publicação como esta, que tenham como objetivo contribuir para a melhoria dessa instituição? Não seria possível elencar, em uma escala de importância, o que seria mais relevante para o avanço escolar. No entanto, afirmamos sem titubear: tudo o que acontece na sociedade brasileira se relaciona com a forma que somos e agimos no mundo, portanto, tudo o que ocorre no mundo é de interesse da escola, da educação.
Dessa forma, partindo dessa pluralidade, é que chegamos a este dossiê temático, que é fruto de uma ação realizada, anualmente, há 19 anos, pela Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Trata-se do Congresso de História da Educação do Ceará (CHEC), este ano intitulado “XIX Congresso de História da Educação do Ceará – Histórias de Famílias: Educação e Saúde Mental”.
Os artigos deste dossiê foram escritos por professores(as) pesquisadores(as) de diferentes áreas de atuação (educação básica e ensino superior), mas todos(as) eles(as) têm um olhar comum: a escola e os processos educacionais, o que não se limita aos espaços escolares. Ao longo dos 24 textos aqui apresentados, é possível uma aproximação com a dinâmica da escola e dos processos educativos.
A partir de uma diversidade de temas apresentados nos textos, o(a) leitor(a) é convidado a perceber e compreender os processos educativos a partir da transdisciplinaridade. Aqui, docentes da educação básica e do ensino superior tiveram a oportunidade de apresentar seus relatos didático-pedagógicos e experiências de pesquisa a partir de distintos olhares. É nesse contexto de diversidade e oportunidade que criamos este dossiê temático, visando contribuir com a discussão acerca da escola.