PESQUISAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DAS GRADUAÇÕES OFERTADAS PELO INSTITUTO UFC VIRTUAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
O presente trabalho visa identificar os artigos científicos que investigaram o tema sobre experiências pedagógicas com as graduações ofertadas pelo Instituto UFC Virtual no intervalo de tempo de 2017 a 2022. A base teórica traz um resgate histórico da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo a consolidação da UFC Virtual. A metodologia de pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que pode ser definido como uma metodologia de pesquisa de trabalhos científicos que busca melhores resultados de pesquisas acadêmicas que atendam a uma temática de investigação. As bases de pesquisas utilizadas para a coleta e análise de artigos foram o Repositório Institucional da UFC e o Oasisbr, no qual se utilizou as palavras-chaves “Educação a Distância” e “Distance Education” e “Ceará” e “Universidade Federal do Ceará”. Foi verificado que dos trabalhos 44 (Repositório da UFC) e 268 (Oasisbr), somente, respectivamente, 4 e 14 atendiam aos critérios de inclusão determinados. Deste novo resultado, somente, respectivamente, 1 e 2 trabalhos atendiam aos critérios de exclusão. Como conclusões, observou-se a identificação de três artigos científicos que foram publicados em periódicos acadêmicos. Eles trataram de investigar, de forma direta ou indireta, temáticas sobre experiências formativas das graduações do Instituto UFC Virtual.
Downloads
Referências
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Department of Computer Science, Keele University, UK: [s.n.], 2004.
LOUREIRO, R. C.; LIMA, L. Instituto universidade virtual e o desenvolvimento histórico da educação a distância na Universidade Federal do Ceará. In: BORGES NETO, H. et al. (Orgs). Ead no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas I. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2021. (Coleção Sequência Fedathi, v. 5).
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 154-164, 13 out. 2014. EDIPUCRS.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba , v. 14, n. 41, p. 17-36, abr. 2014.
SOUZA, F. W. et al. A educação a distância no Brasil e a inserção da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse contexto. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 25, p. 106-129, jan./jun. 2021.
VIEIRA, P. M. P.; SILVA, L. M. Entre o ideal e o real no ensino a distância: uma análise do PPC de Licenciatura em Pedagogia da UFC. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 22-40, 2021.