PESQUISAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DAS GRADUAÇÕES OFERTADAS PELO INSTITUTO UFC VIRTUAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavras-chave: Revisão Sistemática de Literatura., UFC Virtual., EaD.

Resumo

O presente trabalho visa identificar os artigos científicos que investigaram o tema sobre experiências pedagógicas com as graduações ofertadas pelo Instituto UFC Virtual no intervalo de tempo de 2017 a 2022. A base teórica traz um resgate histórico da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo a consolidação da UFC Virtual. A metodologia de pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que pode ser definido como uma metodologia de pesquisa de trabalhos científicos que busca melhores resultados de pesquisas acadêmicas que atendam a uma temática de investigação. As bases de pesquisas utilizadas para a coleta e análise de artigos foram o Repositório Institucional da UFC e o Oasisbr, no qual se utilizou as palavras-chaves “Educação a Distância” e “Distance Education” e “Ceará” e “Universidade Federal do Ceará”. Foi verificado que dos trabalhos 44 (Repositório da UFC) e 268 (Oasisbr), somente, respectivamente, 4 e 14 atendiam aos critérios de inclusão determinados. Deste novo resultado, somente, respectivamente, 1 e 2 trabalhos atendiam aos critérios de exclusão. Como conclusões, observou-se a identificação de três artigos científicos que foram publicados em periódicos acadêmicos. Eles trataram de investigar, de forma direta ou indireta, temáticas sobre experiências formativas das graduações do Instituto UFC Virtual.

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Biografia do Autor

Marília Maia Moreira, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Federal do Ceará

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação Brasileira pela UFC, concluído em 2014. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua primeira graduação é em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Ainda é formada em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora assistente efetiva da UECE, lotada no campus Aracati - Faculdade de Educação de Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL). 

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal do Ceará/Universidade Federal do Ceará

Tem Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (2003); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional; e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Concluiu o Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Educação a Distância (2021). É servidora Pedagoga, no Instituto Federal do Ceará, lotada no Campus de Fortaleza, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021

Antonia Lis de Martins Torres, Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Brasileira, também pela FACED/UFC. Professora efetiva da FACED/UFC.Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha História da Educação Comparada (LHEC), no eixo: Novas Tecnologias e EAD. Realizou curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/PT. No momento, encontra-se realizando seu estágio pós-doutoral na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Bruna Rafaela Araújo da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação- FLATED (2016), licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2021) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2020). Atualmente atua como docente de Matemática na Escola Indígena Tapeba Amélia Domingos na segunda etapa do ensino Fundamental e como docente pedagoga na E.E.I.E.F. Coronel Pinho na primeira etapa do ensino fundamental.

Igor Márcio do Nascimento Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza/Universidade Federal do Ceará

Mestrando em educação pela Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa "História e Educação Comparada" - Eixo - Tecnologias. Especialista em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é professor pedagogo - Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Formação de Professores, EaD, Tecnologias Digitais.

Referências

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Publicado
22/05/2024