A DUALIDADE ENTRE AS INOVAÇÕES E AS PROBLEMÁTICAS DA PEDAGOGIA GERADA PELA DEFASAGEM DA EDUCAÇÃO APÓS A PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: Dualidade, Inovações, Covid-19

Resumo

A profissão de educador é uma das mais antigas do mundo, pois desde os primórdios sempre ocorreu a transmissão de conhecimentos entre os seres humanos, a questão é o modo como foi encarada e respeitada com o passar dos tempos. Trazemos a origem da Pedagogia e a sua mudança conceitual ao passar dos tempos, além da problemática do seu caráter inovador. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da Pedagogia e de suas metodologias de ensino para o aprimoramento educacional dos educandos, cuja pretensão é a de superar os déficits de aprendizagem já existentes no processo de ensino e que foram potencializados pelo distanciamento social causado pela pandemia de covid-19. O referencial teórico enuncia as características e o legado prático de escolas de formação pedagógica. Realizou-se uma resenha da Pedagogia, elencando sua definição, evolução, histórico, além de relatar acerca das linhas teóricas do desenvolvimento da educação, debateu as linhagens da especialização, habilitação, atuação e formação do pedagogo, os campos de atuação e ademais discutiu-se a situação atual da educação no Brasil após a pandemia. Assim, a ação do pedagogo além de social, educacional e cultural, é também política, pois ao ser responsável por gerir uma escola, encorajar o trabalho dos outros professores, possui o papel de estimular toda uma classe por agir com dignidade para garantir os direitos básicos de uma sociedade e o respeito por uma profissão tão elementar à vida e ao progresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Márcio do Nascimento Azevedo, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria Municipal de Educação

Mestrando em educação pela Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa "História e Educação Comparada" - Eixo - Tecnologias. Especialista em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é professor pedagogo - Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Formação de Professores, EaD, Tecnologias Digitais.

Maria Luciana Damasceno de Freitas, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria Municipal de Educação

Possui graduação em Pedagogia, concluído em 2002, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialização em Planejamento do ensino e Avaliação da Aprendizagem, concluído em 2008, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Educação, em escolas particulares. mas desde 2010 que leciona na Rede Municipal de Ensino e Educação de Fortaleza. Também possui graduação em Direito, concluído em 2017, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e especialização em Direito Constitucional, concluído em 2024, pela Universidade PROÚNICA. Busca estudar principalmente os seguintes temas: Políticas Públicas e formação de cidadãos.

Referências

BRASIL, Lei de Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Coleção de Leis do Brasil - 1968, p.152, vol. 7, 1968.

BRASIL. Lei de Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de Dezembro de 1996, Seção I, p. 27833 a 28741, 1996.

FRANCO, M. A.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.130, p. 63-98, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MURPHY, Patrćia. Defining Pedagogy. In Gipps, Caroline V. Equity in the Classroom: Towards Effective Pedagogy for Girls and Boys. Routledge, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 10 ed. São Paulo, Cortez: 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991. SEMEC. Secretaria Municipal de Educação e Cultura

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
Publicado
22/05/2024