PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS

RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavras-chave: Ciências, História das ciências, Pedagogia das ciências

Resumo

PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

O que é ciência? Quem deve e tem o direito de fazer a História das ciências? Como surgiu e com que conceito se pode trabalhar acerca da História das ciências e da Pedagogia das ciências? As questões acima são abordadas mediante três tópicos: ciências naturais e ciências humanas; disputas no campo da história das ciências; surgimento e conceito de história das ciências e da pedagogia das ciências. De natureza teórica, o presente estudo tem por objetivo lançar luz sobre o debate acerca do conceito e a possibilidade de uma Pedagogia das ciências. A análise das discussões nos levaram ao seguinte resultado: em vista de envolver o ensino e a aprendizagem das ciências, há uma imbricada interface entre a História das ciências e a Pedagogia das ciências; e esta, enquanto campo do saber, tem por objeto a relação ensino e aprendizagem do conhecimento científico da natureza, da sociedade, da mente e do desenvolvimento humano, o que implica abordar as maneiras de elaboração, de transformação e repasse desse conhecimento, bem como os efeitos desse processo sobre o desenvolvimento cognitivo, investigativo e social das crianças, adolescentes, jovens e adultos, tanto em espaços escolares quanto em espaços não-escolares.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Ferreira Bonfim, Universidade Estadual do Ceará

Professor-Adjunto de Pedagogia na UECE. Doutor e Mestre em Educação pela UFC. Graduado em Pedagogia pela UECE. Associado à Rede de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed). Contato: bonfim.curralvelho@gmail.com

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Publicado
22/05/2024