HÍBRIDO:a nova fronteirado enisno formal

A NOVA FRONTEIRA DO ENSINO FORMAL

  • Antoniele Silvana de Melo Souza
  • Maria Aurineide Leonel da Mota
Palavras-chave: Ensino Híbrido, Educação de Qualidade, Formação de Professores, Educação a Distância

Resumo

O ensino híbrido objetiva juntar as características do ensino presencial e online para possibilitar uma educação de qualidade, concebendo assim oportunidade para a nova forma do ensino aprendizagem como são programados, desenvolvidos, e entregues pelo uso de uma conciliação de momentos presenciais e virtuais. Este modelo de ensino pode ser visto como uma complementação de outras aprendizagens e vem sendo foco de estudo na nova era mundial. A modalidade já se consolidou como uma das fundamentais as propensões da educação no século XXI. A oferta representa desafios significativos às instituições de ensino à medida que aumenta em grande escala, em complexidade e utiliza os mais variados recursos das tecnologias e modelos pedagógicos. Ao final pode-se observar que o Ensino Híbrido é um modelo que pode ser usado para estimular e programar a forma mais eficaz e eficiente do ensino híbrido nas escolas. Mas para tanto é necessário que o sistema de ensino capacite os profissionais da educação por meio de formações para a obtenção de um ensino aprendizagem de qualidade e equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. p. 52, 2013.
SANTOS, M. V. R. dos; SOUZA, A. S. de M.; ALEIXO, R. E. G. Gestor educacional: caminhos de experiências para a qualidade de ensino. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–8, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8977. Acesso em: 8 set. 2023.
SOUZA, A. S. D. M.; et al . Escola e Formação Docente: Desafios e Possibilidades. 1. ed. Pará de Minas, MG: VirtualBooks Editora, 2023. v. 1. 103p.
TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, F.M.; FORMIGA. M. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 121-128.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educ. rev., Curitiba, n. spe 4, p. 79-97, 2014.
VALENTE, J. A. Prefácio. IN: Lilian, BACICH, NETO, Tanzi, TREVISANI, Fernando Mello. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Bookman, 2015.
Publicado
23/05/2024