DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE SAÚDE MENTAL MEDIADOS NA WEBRÁDIO: práticas comunicativas produtoras de webcuidados no contexto transpandêmico de COVID - 19
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os discursos das juventudes produzidos na webrádio como prática de
webcuidado sobre saúde mental no contexto pós-pandêmico de covid-19, em 2021 e 2022. A pesquisa confirma como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs são capazes de oportunizar práticas
de escuta humanizada na promoção de saúde mental e autocuidado das juventudes. Afinal, contemporaneidade impõe situações ansiogênicas, individualismo exacerbado, aceleração do pensamento e isolamento
social acarretando assim uma série de problemas psicossociais. Neste sentido, a webrádio é uma ferramenta
produtora do webcuidado na Internet, difundindo conteúdos sobre saúde coletiva das juventudes escolares
através do Programa “Em Sintonia com a Saúde”. A metodologia utilizada foi a de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, produzida através dos conteúdos de comunicação em saúde mental, nos
anos de 2021 e 2022, mediados pelos programas produzidos na Webrádio AJIR-UECE com as juventudes de
escolas públicas do Ceará, Brasil. Nos resultados estão apresentados 23 perguntas-discurso sobre os temas
relacionados à saúde mental feitas pelas juventudes durante os programas. Essas perguntas foram divididas
em duas categorias temáticas: “Inquietações sobre saúde mental e seus repertórios de demandas cotidianas”
e “Preocupação com o autocuidado e informações sobre as campanhas de saúde mental”. Na discussão dos
resultados constatou-se a necessidade de construir estratégias de acesso a informações e a serviços de saú-
de mental, considerando as condições individuais de acessibilidade da população. Por essa razão, é inegável
o relevante papel da comunicação e da informação em saúde para a população jovem. A ressignificação de
conceitos e de conteúdos que, anteriormente, partiam apenas do senso comum, agora pode ampliar-se para
além de seu cotidiano. A adesão a esses novos dispositivos de transformação dos espaços sociais virtualizados
que repercutem e disseminam saberes faz-se necessária e inadiável.
Downloads
Referências
BAO, Y. et al. 2019-nCoV epidemic: address mental health care to empower society. The LancetLancet Publishing Group, , 22 fev. 2020.
BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The LancetLancet Publishing Group, , 14 mar. 2020.
BEZERRA, B. V. K. C.; TORRES R. A. M.; GOMES, E. D. P. Tecnologias da informação e comunicação utilizadas na promoção em saúde: uma revisão integrativa. Nursing, , 15 mar. 2022.
FALKEMBACH, G. A. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. RENOTE [Internet], 2005 Mai [citado 20 Out 2022]; 3(1): 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13742. Acesso em: 15. Set. 2023
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Fourense Universitária; 2005.
GALEA S, MERCHANT RM, LURIE N. The Mental Health Consequences of COVID-19 and Physical Distancing: The Need for Prevention and Early Intervention. JAMA Intern Med [Internet], 2020 Apr [cited 20 Jun 2022]; 180(6):817–8. Disponível em: https//doi.org/10.1001/jamainternmed.2020.1562. Acesso em: 22. Set. 2023
MELO BD, PEREIRA DR, SERPELONI F, KABAD JF, KADRI M, SOUZA E SOUZA M, et al. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações aos psicólogos para o atendimento online. Rio de Janeiro: Fiocruz/CEPEDES [Internet], 2020 [citado 20 Jun 2022]; 14. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42359. Acesso em: 02. Set. 2023
TORRES RAM, VERAS KCBB, TORRES, JDM, GOMES EDP, MARTINS JV, SOEIRO ACC. Saúde mental das juventudes e COVID-19: discursos produtores do webcuidado educativo mediados na webrádio. Nursing [Internet], 2020 Abr [citado 20 Jun 2022]; 23(270): 4887-96. Disponível em: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4887-4896. Acesso em: 02. Set. 2023
TORRES RAM, (ORG). Tecnologias Digitais na Educação em Enfermagem: Análise dos discursos das juventudes com as experimentações na WebRádio. Fortaleza: Edições IJFC; 2018. p. 159-73
TORRES RAM, SILVA MAM, BEZERRA AEM, ABREU LDP, MENDONÇA GMM. Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Med. Inform [Internet], 2015 Jun [citado 20 Out 2022]; 7(2): 58-61. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/325. Acesso em: 02. Set. 2023
TORRES RAM, ABREU LDP, ARAUJO AF, VERAS KGBB, OLIVEIRA GR, TORRES JDM, et al. Promotion of webcare in nursing through a WebRadio: knowledge of schoolage youth on collective health themes. Int J Dev. Res [Internet], 2019 Feb [cited 20 Oct 2022]; 9(2):25661-6. Available from: https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/15243.pdf. Acesso em: 22. Set. 2023
WANG C, PAN R, WAN X, TAN Y, XU L, HO CS, et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health [Internet], 2020 Mar [cited 20 Oct 2022]; 17(5):1729. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729. Acesso em: 22. Set. 2023
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report 78. Geneva: WHO [Internet], 2020 [cited 20 Jun 2022]; 12. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331719. Acesso em: 02. Set. 2023
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Depression and other common mental disorders: global health estimates. Geneva: WHO [Internet], 2017 [cited 20 Jun 2022]; 24. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/254610. Acesso em: 15. Set. 2023