PASSADO E PRESENTE DAS IDEIAS E FILOSOFIA EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA

Palavras-chave: Anísio Teixeira, John Dewey, Jesuítas

Resumo

Este artigo busca evidenciar a importância do pensamento educacional de Anísio Teixeira, focando na sua filosofia educacional, relevância e atualidade do pensamento anisiano na história educacional brasileira, a partir de uma pesquisa bibliográfica de obras do próprio autor, de seus comentaristas renomados e de pesquisas atuais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com metodologia baseada no cotejamento crítico de fontes bibliográficas, como artigos acadêmicos e capítulos de livros. Esta abordagem na área da educação, em especial da história da educação no Brasil, acentua a busca por análises que dê relevo mais aos aspectos qualitativos das fontes e não tanto a quantificação das informações. Para tanto foram selecionadas algumas obras de Anísio Teixeira, a partir do critério de relação com o objetivo da pesquisa e igualmente de alguns de seus comentaristas ou pesquisas afins. Em síntese, as etapas foram a seleção de fontes, leitura crítica, síntese e organização, desenvolvimento do artigo e revisão. É possível perceber que Anísio propõe questões de atualidade concreta, que se estendem não apenas para o campo educacional, mas para a sociedade como um todo. A educação centrada no aluno, inclusiva e adaptável é um desafio sentido por todos aqueles que se propõem a estar em uma sala de aula, auxiliando crianças, adolescentes e adultos no processo de construção
de um conhecimento consistente.

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Biografia do Autor

Lucas Alves Furtado, Universidade Católica de Brasília,Universidade Católica de Brasília [https://ror.org/0058wy590]

Mestrando em Educação na Universidade Católica de Brasília, aprovado no processo seletivo para 2024, com bolsa CAPES/PROSUC. Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2023). Compõe a equipe de pesquisa "Cartografia do Protagonismo Estudantil nas Licenciaturas: a pesquisa como princípio educativo da aprendizagem", vinculado à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB.

Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estudos na Universidade de Bonn(Alemanha) e na Universidade de Lisboa(Pós-doutorado em Educação), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Educação Superior, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Teologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor na Graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília(UCB), bem como pesquisador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade/UCB. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, movimentos sociais, religiosidades, política, tecnologias, história da Educação, sociabilidades e poder.

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Publicado
22/05/2024