CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS
Resumo
A alfabetização e letramento de crianças é tema recorrente em estudos e pesquisas no cenário nacional, principalmente no estado do Ceará, que propõe um olhar especial para essa etapa do processo de aprendizagem. A Pedagogia Terapêutica proposta por João dos Santos propõe uma educação direcionada para aspectos motores, afetivos e de relacionamento, aspectos estes, que podem contribuir para a aquisição e o desenvolvimento dessas habilidades. Neste sentido, este estudo tem como objetivo, uma reflexão sobre as contribuições da Pedagogia Terapêutica santiana para a promoção da alfabetização e letramento para crianças no ciclo de alfabetização. Para isso, conta com uma pesquisa de caráter qualitativo, com base em estudos bibliográficos de revisão de conceitos, como os desenvolvidos por Ferreiro (1985) e Soares (1985, 2004), que discutem sobre alfabetização e letramento; e ainda, com Santos (2016, 2018), Holanda (2016) e Mendonça (2003) que pesquisam a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos. Considera-se que a Pedagogia Terapêutica santiana, em sua proposta de observação e intervenção individualizada, agregando conhecimentos didáticos pedagógicos, de saúde infantil e de psicologia na proposição de uma saúde mental infantil pode ser um valoroso aliado para a promoção da alfabetização e letramento para crianças no ciclo de alfabetização.
Downloads
Referências
FERREIRO, E. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 7–17, 1985. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357. Acesso em: 27. maio. 2018.
HOLANDA, P. H. C. Ideias psicopedagógicas e instituições de educação e saúde numa abordagem santiana. In: HOLANDA, P. H. C; MORATO, P. J. P. (Org.). Pedagogia terapêutica: diálogos e estudos Luso-Brasileiros sobre João dos Santos. 2° Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016. (Kindle edition).
MENDONÇA, M. M de. João dos Santos e a Saúde Mental Infantil. Interacções, 2003. p. 91-111. Disponível em: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/download/87/91. Acesso em: 27. maio. 2023.
SANTOS, J. Ensaios sobre Educação - II: o falar das letras. Lisboa: Livros Horizontes, 1983.
SANTOS, J. Ensaios sobre Educação - I: a criança quem é? 3° Ed. Reino Unido: Product Solutions Catalysis Ltd, 2016. (Kindle edition).
SANTOS, J. A Casa da Praia: o Psicanalista na Escola. 5ª Ed. Reino Unido: Product Solutions Catalysis Ltd, 2018. (Kindle edition).
SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.52, v. 1, fev. 1985. Disponível em:http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1358. Acesso em: 27. maio. 2018.
SOARES. M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, v. 1, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 27. maio. 2018.