CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS

Palavras-chave: Pedagogia Terapêutica, Alfabetização, Letramento

Resumo

A alfabetização e letramento de crianças é tema recorrente em estudos e pesquisas no cenário nacional, principalmente no estado do Ceará, que propõe um olhar especial para essa etapa do processo de aprendizagem. A Pedagogia Terapêutica proposta por João dos Santos propõe uma educação direcionada para aspectos motores, afetivos e de relacionamento, aspectos estes, que podem contribuir para a aquisição e o desenvolvimento dessas habilidades. Neste sentido, este estudo tem como objetivo, uma reflexão sobre as contribuições da Pedagogia Terapêutica santiana para a promoção da alfabetização e letramento para crianças no ciclo de alfabetização. Para isso, conta com uma pesquisa de caráter qualitativo, com base em estudos bibliográficos de revisão de conceitos, como os desenvolvidos por Ferreiro (1985) e Soares (1985, 2004), que discutem sobre alfabetização e letramento; e ainda, com Santos (2016, 2018), Holanda (2016) e Mendonça (2003) que pesquisam a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos. Considera-se que a Pedagogia Terapêutica santiana, em sua proposta de observação e intervenção individualizada, agregando conhecimentos didáticos pedagógicos, de saúde infantil e de psicologia na proposição de uma saúde mental infantil pode ser um valoroso aliado para a promoção da alfabetização e letramento para crianças no ciclo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Ana Larisse do Nascimento Maranhão, Universidade Federal do Ceará

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Doutoranda em Educação - UFC. Mestre em Educação Brasileira - UFC. Especialista em Alfabetização e Letramento (PLUS) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA). Graduada em Pedagogia/ Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará

É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora Titular em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia da Educação, Psicanálise, História das Mulheres, atuando com as seguintes temáticas: infância, família, sexualidade, pedagogia terapêutica de João dos Santos, currículo e formação de professores. Na Linha História e Educação Comparada vem desenvolvendo uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Foi vice- coordenadora da Coleção História da Educação - Edições UFC (2013 - 2020). Orientadora de uma dissertação de mestrado e seis teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha História e Educação Comparada.

Referências

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Publicado
22/05/2024