O QUE É E O QUE FAZ A LINGUÍSTICA APLICADA: uma introdução apos estudos da liguagem em perspectiva transdisciplinar

Palavras-chave: Ontologia. Epistemologia. Linguística Aplicada.

Resumo

Este trabalho se caracteriza como uma introdução à área de Linguística Aplicada (LA) direcionada a estudantes, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que desejem compreender fundamentos ontológicos e epistemológicos de pesquisa em LA. Neste texto, desenvolvemos reflexões a respeito do que julgamos como fundamental para a compreensão das perspectivas teórico-metodológicas da LA desenvolvida no cenário brasileiro, área que surgiu na década de 1940 voltada ao ensino de línguas, mas, contemporaneamente, distingue-se de uma aplicação de teorias linguísticas. Assumimos, portanto, postura crítica a respeito da relação entre linguagem e sociedade, cuja principal finalidade é problematizar, através de investigações transdisciplinares, práticas de linguagem nas quais culturas, ideologias, identidades e poder estejam em jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elderson de Souza-Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa de Excelência Acadêmica (Proex). Durante seu doutorado, realizou Estágio Doutoral de Pesquisa no Exterior (intercambio), na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República, Uruguai. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua como Supervisor de Gestão na Secretaria da Educação de Pacoti - CE e é Professor da Educação Básica II Efetivo na Secretaria da Educação de Guaiúba - CE. É membro dos grupos de pesquisa Linguagem como prática social, Unicamp; DiTeD, Unilab; e GELT, Unilab. Possui interesse em estudos que se debrucem sobre a relação entre língua, sociedade, cognição e texto (como as investigações da Análise Crítica do Discurso, da Linguística Cognitiva, da Sociolinguística Interacional, do Funcionalismo Linguístico, da Linguística Aplicada e, sobretudo, da Linguística Textual, especialmente voltados à intertextualidade, aos processos intertextuais, ao ensino, à referenciação, aos gêneros do discurso e às práticas textuais ilícitas, como plágio e fake news). Possui experiência como avaliador/parecerista de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de trabalhos acadêmicos em eventos científicos e de trabalhos acadêmicos em revistas acadêmicas, como professor e gestor da educação básica, níveis fundamental e médio, como corretor de redações, como tutor e como facilitador de ambiente virtual de aprendizagem.

Caroline Vieira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística (2023) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Letras (2019) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga e professora na rede municipal de educação em Pinhais/PR. Foi revisora e produtora de material didático de língua inglesa de ensino fundamental para mídias impressas (Grupo Expoente/2018-2019), também de material didático para ensino de português como língua de acolhimento (2021; 2023). Tem interesse em temas relacionados a identidades e processos de ensino e aprendizagem de línguas em contexto de refúgio e migração, políticas e ideologias linguísticas.

Publicado
22/05/2024