A A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ E SUAS INFLUÊNCIAS
UM DEBATE TEÓRICO-SOCIOLÓGICO
Resumo
O texto a seguir propõe uma reflexão teórica, partindo da perspectiva sociológica, acerca da política de educação
profissional oferecida pela rede pública de ensino no Estado do Ceará. Nesse modelo educacional as
Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) ofertam o ensino médio de maneira integrada à um curso
técnico, além da experiência de estágio supervisionado em empresas parceiras que atuam na área dos respectivos
cursos, propondo assim uma relação entre educação e trabalho. O debate segue em torno de como
os documentos oficiais abordam a categoria trabalho, pensando ainda sobre como a modernidade traz para a
preparação profissional desses jovens a noção de trabalho flexível. Entendendo que o debate não tem como
proposta encerrar a discussão, mas sim trazer mais questionamentos, cabe pensar a partir desse escrito: afinal,
para que mundo do trabalho essas juventudes vêm sendo preparadas?
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2008.
BEZERRA, Osicleide; GOMES, Geraldo. Notas sobre a história do trabalho no Brasil: A consagração em fatos, valores e músicas. História & Perspectivas, Uberlândia: 223-236, jan./jun. 2018.
BEZERRA, Osicleide; GOMES, Geraldo. Secretaria de Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará. 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.
CARA, Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: MARIANO, Alessandro (et al); CÁSSIO, Fernando (org). Educação contra a barbárie. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
CIAVATTA. Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil - Dualidade e fragmentação in: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERNANDES, Márcia Frota; SILVA, Francisco J B. Educação profissional integrada ao Ensino Médio no Estado do Ceará: da ideação à expansão. 2017.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo. Boitempo, 2008.
MORAES, Rodrigo Bombonati de Souza; OLIVEIRA, Marco Antonio Gonsales; ACCORSI, André. Uberização do trabalho: a percepção dos motoristas de transporte particular por aplicativo. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 6, n. 3, p. 647-681, 2019.
OLIVEIRA, Gilson De Sousa; SILVA, Catarina Angélica Antunes Da; BEZERRA., Tânia Serra Azul Machado. Educação Profissional de Nível Técnico Integrada ao Ensino Médio: Uma Análise das Escolas Profissionalizantes do Estado do Ceará. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 1-12, jan./jul. 2017.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] / Marise Nogueira Ramos.Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.