A A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ E SUAS INFLUÊNCIAS

UM DEBATE TEÓRICO-SOCIOLÓGICO

Palavras-chave: Educação profissional, Debate sociológico, Secretaria de educação básica

Resumo

O texto a seguir propõe uma reflexão teórica, partindo da perspectiva sociológica, acerca da política de educação
profissional oferecida pela rede pública de ensino no Estado do Ceará. Nesse modelo educacional as
Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) ofertam o ensino médio de maneira integrada à um curso
técnico, além da experiência de estágio supervisionado em empresas parceiras que atuam na área dos respectivos
cursos, propondo assim uma relação entre educação e trabalho. O debate segue em torno de como
os documentos oficiais abordam a categoria trabalho, pensando ainda sobre como a modernidade traz para a
preparação profissional desses jovens a noção de trabalho flexível. Entendendo que o debate não tem como
proposta encerrar a discussão, mas sim trazer mais questionamentos, cabe pensar a partir desse escrito: afinal,
para que mundo do trabalho essas juventudes vêm sendo preparadas?

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Biografia do Autor

Ana Carolina Rodrigues Alves, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Licenciada em Ciências Sociais e mestra em Sociologia, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Estado do Ceará e atualmente coordenadora escolar do Instituto Cearense de Educação de Surdos. E-mail: carolina-rodrigues.alves@hotmail.com

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Publicado
22/05/2024