LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A literatura infantil se apresenta como um meio que contribui para o desenvolvimento integral na primeira infância, aliada ao protagonismo infantil e respeito aos interesses da criança, nos encontros e reencontros com vivências que perpassam o mundo do faz de conta, das diversas brincadeiras e linguagens. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nos orienta sobre a importância do acesso a uma literatura de qualidade, que amplie o repertorio cultural da criança, sua capacidade de imaginar, criar, e o contato com a leitura de forma prazerosa. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância da literatura na educação infantil, e suas implicações no desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas, através do diálogo com autores como: Zilberman, Carvalho, Oliveira, dentre outros. Direcionar o olhar para a importância da literatura infantil na primeira infância, nos apresenta o universo do brincar simbólico, do desenvolvimento da oralidade, e questões que envolvem a formação docente.
Downloads
Referências
CARVALHO, Maria Angelica; MENDONÇA, Rosa Helena (Org.). Prática de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
GREGORIN Filho, José Nicolau. Literatura infantil: múltipla linguagem na formação de leitores. São Paulo: Melhoramento, 2009.
OLIVEIRA, Z. M. et al. Creches: Crianças, Faz de conta & cia. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 1985.