LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Literatura, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumo

A literatura infantil se apresenta como um meio que contribui para o desenvolvimento integral na primeira infância, aliada ao protagonismo infantil e respeito aos interesses da criança, nos encontros e reencontros com vivências que perpassam o mundo do faz de conta, das diversas brincadeiras e linguagens. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nos orienta sobre a importância do acesso a uma literatura de qualidade, que amplie o repertorio cultural da criança, sua capacidade de imaginar, criar, e o contato com a leitura de forma prazerosa. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância da literatura na educação infantil, e suas implicações no desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas, através do diálogo com autores como: Zilberman, Carvalho, Oliveira, dentre outros. Direcionar o olhar para a importância da literatura infantil na primeira infância, nos apresenta o universo do brincar simbólico, do desenvolvimento da oralidade, e questões que envolvem a formação docente.









Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alice Costa Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), vinculada a linha de pesquisa "História e Educação Comparada" (LHEC), sob a coordenação da Professora Dra. Patrícia Helena Carvalho Holanda. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Pedagógico Brasileiro. Professora polivalente efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Participa do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, cadastrado no CNPq e vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica. Áreas de interesse e atuação: História das Mulheres, História da Educação, Formação Docente, Educação Infantil, Leitura e Escrita, Alfabetização e Ética. Email: julianaalicecostafreire@gmail.com

Isabela do Nascimento Pereira

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA). Professora da Prefeitura de Pacoti.

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF. 1998.

CARVALHO, Maria Angelica; MENDONÇA, Rosa Helena (Org.). Prática de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

GREGORIN Filho, José Nicolau. Literatura infantil: múltipla linguagem na formação de leitores. São Paulo: Melhoramento, 2009.

OLIVEIRA, Z. M. et al. Creches: Crianças, Faz de conta & cia. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 1985.
Publicado
22/05/2024