ESCOLA DE ANNALES, INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIA DAS MENTALIDADES: caminhos que possibilitam pesquisas sobre história das mulheres

CAMINHOS QUE POSSIBILITAM PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA DAS MULHERES

Palavras-chave: HISTÓRIA DAS MULHERES, ESCOLA DE ANNALES, INTERDISCIPLINARIDADE

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a relação entre o movimento historiográfico da Escola de Annales em todas as suas fases com a História das Mulheres por entender que tal acontecimento possibilitou, ao longo do tempo o surgimento e a aceitação acadêmica de novas fontes de pesquisa. Para tanto, foi feito levantamento referencial cuidadoso com grandes especialistas na referida Escola como o historiador Peter Burke em seu livro intitulado A Escola dos Annales (1929-1989), assim como pesquisadores que fizeram parte da Escola como Jackes Le Goff e Michelle Perrot. O texto que aqui se afigura faz parte de uma pesquisa maior que investiga o uso das redes sociais pelo movimento cyberfeminista de modo que compreender como a história das mulheres se fez interesse acadêmico é um dos seus eixos. Como resultado inicial da pesquisa, é possível inferir que as novas fontes apontadas pela terceira geração dos Annales influenciou pesquisas sobre história das mulheres na França e anos depois em outros países como o Brasil.

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Biografia do Autor

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará

É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC e pós-doutora na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora Titular em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia da Educação, Psicanálise, História das Mulheres, atuando com as seguintes temáticas: infância, família, sexualidade, pedagogia terapêutica de João dos Santos, currículo e formação de professores. Na Linha História e Educação Comparada vem desenvolvendo uma pesquisa que tem como objetivo investigar os laços familiares e constituição dos sujeitos à luz da teoria de João dos Santos nos espaços formais de Educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal. Foi vice- coordenadora da Coleção História da Educação - Edições UFC (2013 - 2020). Orientadora de uma dissertação de mestrado e seis teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha História e Educação Comparada. E-mail: patrícia.holanda@ufc.br. 

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Publicado
22/05/2024