A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER FRENTE AO OBSCURATISMO
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar à comunidade acadêmica uma síntese do que foi elabo- rado por seus construtores a partir do estudo bibliográfico de obras da área da educação variadas que são largamente utilizadas como fonte de material de consulta formativo no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará e de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (PPGE-UECE). O texto em tela está dividido em dois momentos autoconstitu- tivos. No primeiro, perscrutamos desenvolver uma taxonomia do cenário político brasileiro nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19 (2020-2021). Já no segundo momento, apresentaremos aos leitores algumas elucubrações em defesa do acesso dos filhos da classe trabalhadora à literatura clássica. Este trabalho apre- senta uma discussão crítica em torno da importância da leitura e da escrita na formação discente em um contexto obscurantista na educação e pandêmico durante a epidemia de Covid-19, em particular nas escolas públicas. Temos como objetivo discutir a apropriação da lectoescrita dos alunos à luz de uma perspectiva crí- tica. O estudo, de natureza metodológica bibliográfica, é resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto docentes.
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