A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER FRENTE AO OBSCURATISMO

Palavras-chave: Educação. Leitura. Obscurantismo.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar à comunidade acadêmica uma síntese do que foi elabo- rado por seus construtores a partir do estudo bibliográfico de obras da área da educação variadas que são largamente utilizadas como fonte de material de consulta formativo no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará e de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (PPGE-UECE). O texto em tela está dividido em dois momentos autoconstitu- tivos. No primeiro, perscrutamos desenvolver uma taxonomia do cenário político brasileiro nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19 (2020-2021). Já no segundo momento, apresentaremos aos leitores algumas elucubrações em defesa do acesso dos filhos da classe trabalhadora à literatura clássica. Este trabalho apre- senta uma discussão crítica em torno da importância da leitura e da escrita na formação discente em um contexto obscurantista na educação e pandêmico durante a epidemia de Covid-19, em particular nas escolas públicas. Temos como objetivo discutir a apropriação da lectoescrita dos alunos à luz de uma perspectiva crí- tica. O estudo, de natureza metodológica bibliográfica, é resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto docentes.

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Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE)

Mestrando em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE / Conceito CAPES 5). Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), em 2024. Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED-UECE), em 2022. Tem experiência como Bolsista de Iniciação Artística (IA-UECE) no Projeto de Extensão Universitária intitulado Arte-educação no poema pedagógico no ano de 2018 onde pode desenvolver pesquisa voltada para o campo da estética da Literatura; Outrossim, atuou como bolsista de Iniciação Científica (IC-UECE) através do projeto "Educação do Campo é direito e não esmola: educação geográfica, poder e território nos percursos das tensionalidades e tensões no Ceará", projeto este onde pode desenvolver pesquisa referente ao espectro da pedagogia na Educação do campo (2019-2020); Trabalhou como bolsista no Projeto Institucional de Residência Pedagógica (RP-UECE) onde desenvolveu pesquisa voltada para a alfabetização e para o letramento de crianças nos Anos Iniciais (2020-2021); Atuou como Monitor Acadêmico na disciplina de Didática Geral I (Monitoria Acadêmica-PROMAC/UECE) de 2022-2022. Atuou como Monitor Acadêmico nas disciplinas de Didática Geral I e Didática e Estudos Sociais (Monitoria Acadêmica-PROMAC/UECE) no ano de 2022. Atualmente está atuando como pesquisador bolsista de Pós-Graduação (Demanda Social - DS/CAPES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) junto ao PPGE-UECE. Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisas: Grupo de Estudos Educação Teoria e História (GEETH/UECE); Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE); Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário (IMO/UECE). Coordena os grupos de estudos "Educação: do senso comum à consciência filosófica" e "Estudos newtoneanos". Tem experiência de investigação na área de Trabalho, Educação e Organização de Classe.

Raquel Dias Araujo, Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED-UECE)

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, ministrando as disciplinas Política e Planejamento Educacional e Formação e Identidade do Pedagogo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2020). É coordenadora do Grupo de Estudos Educação: Teoria e História. Integrante do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana. Tem experiência de investigação na área de Trabalho, Educação e Organização de Classe, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; movimento sindical docente; movimento estudantil; universidade pública; política educacional; Escola sem Partido; formação do(a) pedagogo(a).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (FACEDI-UECE)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestre Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Em 2016-2017 fez estágio pós-doutoral em Filosofia Política na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE, professor do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará - MASS/UECE, membro do conselho editorial da Revista Outubro(São Paulo) (ISSN 1516-6333) e Coordenador-geral do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará, Campus Tauá (CECITEC-UECE)

Pedagogo (UECE, 2012), licenciado em língua portuguesa (UFG, 2014) e em letras Libras (EFICAZ, 2022). Psicopedagogo (FALC, 2015), mestre (UFC, 2017) e doutor (UFC, 2022) em educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com atuação no Curso de Pedagogia. Professor de língua portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tutor a Distância do Curso de Pedagogia da UECE/UAB. Revisor textual. Pesquisador colaborador dos seguintes grupos de pesquisa vinculados ao CNPq: Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação Humana, sob a coordenação da Profa. Dra. Rosa Maria Barros Ribeiro, vinculado ao Centro de Educação (CED) da UECE; Grupo de Pesquisa Oralidade, Cultura e Sociedade (UECE), sob a coordenação do Prof. Dr. Gisafran Nazareno Mota Jucá; e Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sob a coordenação da Profa. Dra. Francione Charapa Alves. Áreas e temas de interesse e atuação: educação; formação de professores; didática; saberes e práticas docentes; ensino de língua portuguesa; leitura e produção textual; alfabetização e letramento; psicopedagogia; sexualidade; gênero e diversidade; educação sexual; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

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Publicado
22/05/2024