AS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE: a formação de professoras alfabetizadoras em contexto escolar

Palavras-chave: Formação de professoras, Professoras alfabetizadoras, Contexto escolar, Curso de extensão

Resumo

Este resumo discorre sobre a participação de professoras alfabetizadoras em um projeto de extensão realiza-
do em contexto escolar. O referido curso ocorreu no período de 2022-2023 em parceria com a Universidade

Estadual do Ceará. Assim, questiona-se: quais as contribuições do referido projeto de extensão para a prática
pedagógica de professoras participantes do projeto? Qual a percepção das docentes sobre o papel da teoria

na prática pedagógica? Para que possamos responder aos problemas em questão, o estudo tem como objeti-
vo analisar as contribuições do projeto de extensão “Construindo práticas de alfabetização e letramento: uma

proposta de formação docente desenvolvida no ambiente de escola pública” à prática pedagógica de profes-
soras participantes do projeto. O estudo é um relato de experiência de professoras alfabetizadoras de turmas

do 1o e 2o ano do ensino fundamental anos iniciais em uma escola pública municipal de Fortaleza. Utilizou-se
como instrumento para a coleta de dados um questionário respondido pelas professoras e o diário de campo
fornecido às docentes para que elas pudessem registrar suas percepções sobre o curso. Para dialogar com os
dados coletados no presente estudo, recorreu-se a autores que discorrem sobre alfabetização e letramento,
como Magda Soares (2022) e Colello (2021), e sobre formação do professor reflexivo, como Zeichner (2013).
Os resultados da pesquisa apontam que o curso tornou-se ambiente profícuo a estudos, diálogos e reflexões
entre os pares e o reconhecimento desses aspectos como condição essencial à formação docente. Ao revisitar
os pressupostos teóricos sobre alfabetização e letramento, (in)conscientemente fomos convidadas a repensar
nossas práticas. Revisitar as teorias da alfabetização e letramento favoreceu a fundamentação teórica das
práticas das docentes participantes, assim a formação se constituiu em espaço de reflexão e mudança das
práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Jôse Daniele Damasceno Abreu, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza (SME).

 

Aleandra de Paiva Nepomuceno, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Alfabetização de Crianças Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (UECE). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UECE). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza (SME).

Rochelly Veras Gomes Lima, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza (SME).

Referências

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guagens e Letramentos. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/

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Publicado
22/05/2024