PEGANDO O FUTURO NAS MÃOS:um relato de experiência sobre o projeto de horta didática da EEMTI Antonieta Siqueira
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE HORTA DIDÁTICA DA EEMTI ANTONIETA SIQUEIRA
Resumo
O presente artigo tem como pesquisa fazer um balanço da atuação do Projeto de Horta Didática da EEMTI Antonieta Siqueira, instituição pública da Rede Estadual de Ensino Básico do Estado do Ceará (SEDUC). Para tanto, elencamos inicialmente aspectos da própria constituição histórica da Horta, criada e desenvolvida ao longo de muitas décadas e sobre o seu processo de reabilitação desde 2022 e, sobretudo, no ano de 2023, objeto deste relato. A Horta Didática tem como objetivo promover ações de Educação Ambiental, incentivando o estudo e o desenvolvimento de práticas ecológicas construídas coletivamente, tendo como norte conceitual a Educação Ambiental, a Ecologia Social, a alimentação saudável e a construção de ações promotoras de cidadania e intervenção social na Escola-Comunidade-Mundo. Nosso referencial teórico aborda o campo da Ecologia Social (BOOKCHIN), fazendo uma discussão a partir dos documentos teóricos referenciais das políticas públicas que versam sobre Educação Ambiental na legislação brasileira. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, a partir do relato de experiência que nos possibilitou aprofundar aspectos pedagógicos do ambiente escolar que normalmente não são abordados pela inflexível estrutura da educação pública brasileira. Concluímos nosso relato propondo uma discussão sobre a necessidade de escolas ecológicas que envolvam a comunidade nos seus projetos e torne a escola um espaço de criação, de protagonismo ambiental, não somente de sujeitos, mas de coletividades.
Downloads
Referências
RECLUS, Élisée. KROPOTKIN, Piotr. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo. Biblioteca Terra Livre, 2011.
BRASIL, Ministro de Educação. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Cadernos SECAD 01, MEC. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Educação na diversidade: O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental? SECAD/MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf . Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Governo Federal. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Meio Ambiente. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA/MEC. 5ª Edição. 2018. Disponível em: http://antigo.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea.html?download=1580:programa-nacional-de-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-5%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 nov. 2023.