PEGANDO O FUTURO NAS MÃOS:um relato de experiência sobre o projeto de horta didática da EEMTI Antonieta Siqueira

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE HORTA DIDÁTICA DA EEMTI ANTONIETA SIQUEIRA

Palavras-chave: Escola Pública, Educação Ambiental, Ecologia Social, Horta na Escola, Escola Comunitária

Resumo

O presente artigo tem como pesquisa fazer um balanço da atuação do Projeto de Horta Didática da EEMTI Antonieta Siqueira, instituição pública da Rede Estadual de Ensino Básico do Estado do Ceará (SEDUC).  Para tanto, elencamos inicialmente aspectos da própria constituição histórica da Horta, criada e desenvolvida ao longo de muitas décadas e sobre o seu processo de reabilitação desde 2022 e, sobretudo, no ano de 2023, objeto deste relato. A Horta Didática tem como objetivo promover ações de Educação Ambiental, incentivando o estudo e o desenvolvimento de práticas ecológicas construídas coletivamente, tendo como norte conceitual a Educação Ambiental, a Ecologia Social, a alimentação saudável e a construção de ações promotoras de cidadania e intervenção social na Escola-Comunidade-Mundo. Nosso referencial teórico aborda o campo da Ecologia Social (BOOKCHIN), fazendo uma discussão a partir dos documentos teóricos referenciais das políticas públicas que versam sobre Educação Ambiental na legislação brasileira. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, a partir do relato de experiência que nos possibilitou aprofundar aspectos pedagógicos do ambiente escolar que normalmente não são abordados pela inflexível estrutura da educação pública brasileira. Concluímos nosso relato propondo uma discussão sobre a necessidade de escolas ecológicas que envolvam a comunidade nos seus projetos e torne a escola um espaço de criação, de protagonismo ambiental, não somente de sujeitos, mas de coletividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Robson Alves de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Professor e pesquisador na área de História e Educação, com ênfase em História Contemporânea, Brasil-Primeira República, Anarquismo, Pedagogia Libertária e História da Educação. Licenciado em História (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre (2014) e Doutor (2019) em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Professor da Rede Pública de Ensino Básico do Estado do Ceará desde 2010. Integra a Linha de Pesquisa em História e Educação Comparada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e também é membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN-UERJ).

Otacílio José de Macedo Nunes, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2022), com ênfase em Energias e Meio Ambiente e em Energia Solar Fotovoltaica. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade das Américas (2017). Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010). Atuou como Professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de alunos da licenciatura dos cursos de Física e Matemática da UECE na orientação e recepção destes bolsistas na Educação Básica. Professor de Física da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Atualmente, professor responsável na atualização dos instrumentais pedagógicos do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) no âmbito do Programa Ceara Educa Mais. 

Referências

BOOKCHIN, Murray. Ecologia Social e outros ensaios. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.
RECLUS, Élisée. KROPOTKIN, Piotr. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo. Biblioteca Terra Livre, 2011.
BRASIL, Ministro de Educação. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Cadernos SECAD 01, MEC. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Educação na diversidade: O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental? SECAD/MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf . Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Governo Federal. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Meio Ambiente. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL, Ministro de Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA/MEC. 5ª Edição. 2018. Disponível em: http://antigo.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea.html?download=1580:programa-nacional-de-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-5%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 nov. 2023.
Publicado
22/05/2024