PERCUSSOS PERCUSSOS FORMATIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Licenciatura, Educação Física.

Resumo

Este estudo aborda a realidade e o desejável no estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física. Seu objetivo consiste em investigar como ocorre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura em educação física. Para tanto, optamos pela metodologia de natureza qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi realizado entre os dias a 03 a 30 de maio de 2021, em universidades pú- blicas e privadas da cidade de Fortaleza-CE. Foi aplicado um questionário em seis docentes, elaborado no Google Forms. A análise de dados foi realizada através da interpretação e descrição das falas dos sujeitos da pesquisa à luz das ideias de Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014), que evidenciaram a necessidade de revi- são da proposta curricular do curso, sobretudo, no âmbito do estágio curricular supervisionado, voltado para a instrumentalização da práxis docente, incorporando, assim, a postura de um professor pesquisador.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre Holanda Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2022) e Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Católica do Ceará (2012). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/CNPq - UECE). Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará e do Centro Universitário Ateneu.

Rhuan Barkley de Araújo Moreira, Centro Universitário Ateneu

Graduado em Educação  Física pelo Centro Universitário Ateneu.

Rayssa Melo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, realizando pesquisa sobre formação de professores, ensino de Matemática e tecnologias digitais na educação. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Professora da rede municipal de Fortaleza. Suas áreas de estudos são: Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores, Teoria dos Campos Conceituais e tecnologias digitais na educação.

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Publicado
23/05/2024