CUSTOMIZAÇÃO" FOCO-FACE NA CREDE15:
leitura e escrita nas quatro áreas do conhecimento
Palavras-chave:
Leitura. Letramento. Alunos. Professores. Coordenadores Escolares.Resumo
A experiência “Customização” FOCO-FACE na CREDE 15: leitura e escrita nas quatro áreas do conhecimento foi desenvolvida na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15). O objetivo geral deste trabalho é registrar um relato de experiência que visou fomentar o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita como um compromisso de todas as áreas do conhecimento nas escolas da referida CREDE, no ano letivo de 2024. Foram incluídas, nas pautas das formações do Foco na Aprendizagem (FOCO) e Fortalecimento da Atuação dos Coordenadores Escolares (FACE) atividades entre pares, reflexões e orientações sobre a importância da leitura nas quatro áreas do conhecimento, tendo como pressuposto o fato de que cada professor, a partir das especificidades do componente que leciona, deve ter o compromisso de promover o letramento dos estudantes. As reflexões e orientações também se deram sobre como cada componente curricular pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades previstas nas Matrizes de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE), de Língua Portuguesa e Matemática. A experiência continuará a ser desenvolvida nas escolas da CREDE 15, dada a emergência dos indicadores que demonstram que a maioria dos estudantes não desenvolveu conhecimentos elementares que lhes possibilitem continuar aprendendo. Isso implica uma demanda contínua de formação para professores e coordenadores.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 87p.
KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu Cruz. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 108 p.
NEVES, Iara C. B. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Edição Universidade/UFRGS, 2006.
ROSA, Ana Amélia Calazans da. Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. Ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).