HIPERTEXTO E MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Resumo
Objetiva-se, com este artigo, apresentar a professores de língua portuguesa, do ensino básico, uma proposta de intervenção didática em que se congregam o trabalho com os gêneros digitais ― em particular a noção de hipertextualidade e o gênero blogue ― e com os letramentos digital e crítico. O trabalho desenvolvido e aqui compartilhado tem como base uma adaptação da sequência didática proposta por Broncart (2001), além dos trabalhos de Marcuschi (2008), Gomes (2011), Komesu (2005) e Xavier (2005-2014). Conclui-se que é possível contemplar, ao mesmo tempo, demandas que os estudos linguísticos atuais, os documentos nacionais (PCNEM, OCNEM, BNCC) e as tendências contemporâneas da Educação orientam em torno de ensino e aprendizagem de línguas. Porém, vimos também que o êxito de atividades como a apresentada, se deve à integração de docentes; à colaboração dos próprios alunos em tornar a atividade real e proveitosa; e, principalmente, às condições da escola, que deve dispor de recursos necessários para sua efetiva realização.