OS LETRAMENTOS CRÍTICO E AUDIOVISUAL NA PROMOÇÃO DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA SOCIOCULTURAL NO ENSINO DE ESPANHOL/LE

  • Gênesson Johnny Lima Santos SEDUC/CE
Palavras-chave: Ensino de Espanhol/Língua Estrangeira, Letramentos, Audiovisual, Didática

Resumo

Trabalhar a competência sociocultural, o letramento crítico e o letramento audiovisual em aula de língua estrangeira (LE), no âmbito da abordagem comunicativa, tem sido um desafio para alguns professores de LE da educação básica. Objetivamos apresentar uma proposta de intervenção didática na qual o desenvolvimento da competência sociocultural esteja integrado ao desenvolvimento do letramento crítico e do letramento audiovisual. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é bibliográfica e propositiva de base qualitativa. Primeiramente, revisitamos e compreendemos teorias basilares, as quais serviram como aporte para a proposta didática. Baseamo-nos, principalmente, em Cassany (2006); Cassany, Luna & Sánz (2009); e Carmona (2006). Conclui-se que atividade é facilmente executável e adaptável, cabendo ao professor escolher bem o material que irá utilizar, pois, dependendo do vídeo e de como a conduz, promove-se a compreensão e análise do audiovisual, o debate e integra habilidades comunicativas, oferece condições para que o aluno exercite múltiplos letramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. (Org.). Explorando o ensino. Espanhol: ensino médio. Brasília: Secretaria da Educação Básica, MEC, 2010.
BEHAR RIVERO, Daniel Salomán. Metodolgía de la investigación. Buenos Aires: Editorial Shalom, 2008.
BRASIL; Ministério da Educação. “Conhecimento de Espanhol”. In: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Vol. I: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL; Ministério da Educação. “Conhecimento de língua estrangeira moderna”. In: Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias. Vol. I. Brasília, 2000.
CANALE, Michael. De la competencia comunicativa a la pedagogía comunicativa del lenguaje. In: CÀNAVES, Miquel Llobera. (org.). Competencia Comunicativa: documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid: Edelsa, 1995.
CASSANY, Daniel. Tras las lineas: sobre la lectura contemporánea. Barcelona, Editorial Anagrama, 2006.
CASSANY, Daniel; LUNA, Marta; SANZ, Glória. Enseñar lengua. 15. ed. Barcelona: Graó, 2011.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1992.
HYMES, Dell. Acerca de la competencia comunicativa. In: CÀNAVES, Miquel Llobera (org.). Competencia Comunicativa: documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid: Edelsa, 1995.
RICHARDS, Jack C. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. São Paulo: São Paulo: Especial Book Services Livraria, 2006.
SANTOS GARGALLO, Isabel. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libres, 1999. pp. 31-44.
SHAKIRA. Pies descalzos, sueños blancos. [videoclipe]. ‘4min’. Colômbia. Disponível em . Acesso em 30/05/2014.
Publicado
26/10/2022