TECH TOOLS: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.
Resumo
O presente estudo visa a analisar e a compartilhar experiências positivas nas aulas de inglês em um dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI’s) em relação ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino de línguas estrangeiras. Para tal, duas aulas foram elaboradas, utilizando a plataforma Nearpod, com o intuito de analisar a efetiva aprendizagem dos alunos, bem como o engajamento nas atividades desenvolvidas e propostas pelo professor. Os dados foram coletados através de observações em sala de aula e quizzes aplicados ao final de cada aula com a ferramenta Kahoot e a própria plataforma Nearpod sobre a temática ou o conteúdo abordado. Os resultados mostraram que houve um excelente engajamento das turmas observadas e ótimos índices de aprendizado. Diante disso, conclui-se que o uso de tecnologias no contexto educacional fomenta um campo fértil de boas práticas pedagógicas, das quais docentes e discentes se beneficiam de maneira exponencial.
Downloads
Referências
DELACRUZ, S. Using Nearpod in elementary guided reading groups.TechTrends, 58(5), 62-69. 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Gabriel Henrique de. O uso do aplicativo Nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no ensino superior. Gabriel Henrique de Lima. - Vitória de Santo Antão, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011
MOURA. A. Nearpod: uma solução integrada para avaliação, apresentação e colaboração. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.). Apps para dispositivos móveis: Manual para professores formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação, 2015. p.239-245.
MORÁN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12 Acesso em: 16 nov. 2019
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Tradução do artigo “Digital natives, digital immigrants”, cedida por Roberta de Moraes Jesus de Souza: professora, tradutora e mestranda em educação pela UCG. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
RIBEIRO, L. O. M. et al. Modificações em jogos digitais e seu uso potencial como tecnologia educacional para o ensino de engenharia. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
RODRIGUES, NEIDSON. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1992.
SLOCZINSKI, H.; CHIARAMONTE, M. S. Ambiente virtual: interação e aprendizagem. Informática na Educação - teoria & prática, v. 8, n. 1, Porto Alegre: UFRGS, 2005.
VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. (Org.) Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004. 228p.